CHAPADA DOS GUIMARÃES

Hub Pedaço do Mundo



hub miolo

Um ambiente de inovação voltado para a geração de negócios que reúnem startups, médias e grandes empresas e potenciais investidores

Idealizado como ambiente de inovação e criatividade, com a missão de apoiar o empreendedorismo de impacto social, o fortalecimento cultural, as economias circular e criativas, através da identidade e pertencimento territorial, entre outras atividades no estado de Mato Grosso, o Hub Pedaço do Mundo recebeu a visita técnica de representantes da FAPEMAT para o reconhecimento das atividades e espaço físico deste Hub, que se instalou em Chapada dos Guimarães.

O espaço já vem desenhando um cenário de apoio a diversos públicos. O Hub Pedaço do Mundo foi contemplado no Edital Centelha 2020 e, através dele, vem conseguindo alicerçar iniciativas distintas e sua própria trajetória no cenário mato-grossense.

Rogério Nunes e Jaqueline Albino, foram os responsáveis pela visita ao local, que tem como principal característica ser um ambiente de inovação voltado para a geração de negócios que reúnem startups, médias e grandes empresas e potenciais investidores.

O espaço físico do Hub conta hoje com um coworking, sala de reuniões, cozinha, biblioteca, estacionamento, redário, pomar, lareira de jardim e alojamento para equipes em processo de criação, além de equipamentos diversos para uso dos empreendedores. A ideia, segundo Idineia Bressan, administradora e idealizadora do Hub, é que o empreendedor atendido não tenha custo financeiro, apenas uma taxa de adesão de forma simbólica aos serviços que acessarem no Pedaço do Mundo. "Este é um modelo inspirado na 'Artemísia', onde se busca que a responsabilidade social das grandes empresas com os stakeholders sustenta o trabalho com as qualificações dos empreendedores através do Hub, explica Idineia.

Após a visita técnica ao espaço, Rogério Nunes, frisou que “ambientes de inovação, como o Hub Pedaço do Mundo, são importantes no cenário de incentivo da Fapemat, oferecendo a possibilidade e necessidade de delimitar quais são os ambientes em que tais empreendimentos estão ligados, o que pode resultar na participação de outras instituições e Secretarias de Estado em seu fomento”.

hub capa

Dentre os negócios, pode-se destacar consultorias para grupos de empreendimento indígena e de imigrantes haitianos, além de artistas de Chapada dos Guimarães

A equipe do Hub conta hoje com cinco profissionais que além de trazer formação acadêmica e experiência de mercado suficiente para o desenvolvimento dos trabalhos, trazem experiências de vida enquanto membros de grupos étnico-socioculturais diversos, o que auxilia nas reflexões acerca dos objetivos do espaço.

Atualmente o Pedaço do Mundo mantém parcerias com FINEP, FAPEMAT e CNPq, através do programa Centelha MT; SECEL através editais Mestres da Cultura e Nascentes; ENIMPACTO e ANPROTEC – através do IDEIAZ e INOVATIVA. Em nove meses de atividade, já foram acompanhados 15 negócios (equivalente a 500 impactos diretos); estando presentes em 6 municípios do Estado de Mato Grosso (4,25%), e dos 15 negócios que receberam acompanhamento, 6 já aprovaram em programas de subvenção e fomento com assessoria do Hub. Dentre os negócios, pode-se destacar consultorias para grupo de empreendimento indígena e de imigrantes haitianos, além de artistas de Chapada dos Guimarães. 

Quanto às atividades presenciais, ainda estão sendo desenhadas as programações e formatos de utilização dos espaços, seguindo os protocolos de segurança devido a Covid-19. As orientações, reuniões e demais ações, acontecem de maneira virtual, o que, segundo a equipe, tem sido uma experiência interessante para refletir sobre o momento de inovação vivido neste momento. Mais informações podem ser solicitadas através do email pmundo.hub@gmail.com . (*com assessoria)

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet