Segunda, 22 de novembro de 2021, 18h36
CURTA-METRAGEM
Filme tem direção de Danielle Bertolini

Dayanne Santana*

curta miolo

A produção foi realizada em Nova Xavantina (MT), o projeto foi desenvolvido durante o início da pandemia e é resultado de um processo colaborativo

O curta metragem “Escutando e Vendo”, selecionado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), estreia no dia 25 de novembro, às 19h. A exibição será na sala de cinema do Sesc Arsenal, em Cuiabá. Logo após haverá um bate papo com a diretora Danielle Bertolini. A produção foi realizada em Nova Xavantina (a 660 km de Cuiabá) e partiu do questionamento “a soja mudou a sua vida?”.

O projeto foi realizado durante o início da pandemia de covid-19, e é resultado de um processo colaborativo. A equipe do filme entrevistou moradores do município. O resultado é um filme no qual é possível ver a generosidade e vitalidade de pessoas que compartilharam um relato de suas vidas sob o prisma da soja, trazendo um recorte plural sobre os efeitos da produção de soja em Mato Grosso.

“Ouvir, escutar histórias e ver o mundo através das telas é a essência de realizar um documentário, de fazer cinema, e foi o resultado que alcançamos e está presente no título ‘Escutando e Vendo’”, diz Danielle Bertolini.

O filme conta com a produtora paulista MiluSPanda, de Milena de Moura. O projeto teve também a contribuição da pesquisadora Rosely Sanches, do fotógrafo Marcelo Okimoto, da montadora Clara Lazarim, e trilha sonora de Danilo Bareiro.

Para a cineasta Milena Moura "fazer o filme foi como abrir uma pequena janela, um rastro de sol durante a pandemia, uma voz de diálogo com pessoas que vivem em uma realidade que antes eu desconhecia. Fizemos o filme possível durante um ano que foi bastante duro com todos nós e em torno dele nos unimos para celebrar o cinema, a vida e a experiência de pessoas comuns". (*da assessoria da Secel-MT)


SERVIÇO

O QUE: Estreia do curta-metragem “Escutando e Vendo”
QUANDO: 25 de novembro (quinta-feira), às 19h
ONDE: sala de cinema do Sesc Arsenal
CONTATO: cumbarufilmes@gmail.com


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://tyrannusmelancholicus.com.br/