Segunda, 22 de novembro de 2021, 18h36
PLATAFORMA DIGITAL
Coletivo de MT lança a 1º Piso

Maria Clara Cabral*

1 piso

 

A centralidade que o digital e a internet ocupam nos processos de circulação cultural vem possibilitando a coletivos e indivíduos a troca de experiências diversas e singulares, em espaços únicos. Para artistas que se movimentam às margens de um dito “eixo” cultural, a oportunidade de abrir as portas de casa para compartilhar saberes e tecnologias, rompendo com métodos e lugares já estabelecidos, é especialmente significativa.

Com essa perspectiva, a 1º Piso (www.aprimeiropiso.com), iniciativa idealizada por agentes das artes cênicas de Mato Grosso, aposta na construção de um território virtual a partir da economia criativa e colaborativa. Projeto incentivado pela Lei Aldir Blanc lança nesta terça-feira (23) uma plataforma que contempla a cadeia produtiva das artes cênicas em todas as etapas: da formação e criação, à conexão e difusão de artistas e trabalhos, independentemente de onde se localizam. 

“Um único território que abriga várias frentes de trabalho para fazer as artes da cena acontecerem. A ideia é mediar uma rede de colaboradores capacitados para atender demandas específicas”, destaca a atriz e diretora de teatro Dani Leite. “Chamamos a plataforma de 1º PISO como uma provocação ao encontro com nosso ‘chão’ de criação, esse lugar onde queremos pisar. É um espaço de incentivo à autoria artística”, complementa a atriz e iluminadora Karina Figueredo. Ambas desenvolvem projetos e criações através do in-Próprio Coletivo.

Na prática, a 1º PISO funcionará como uma plataforma para realização de residências artísticas, consultorias, mentorias, cursos de curta duração e exibição de espetáculos para um público ávido por consumo e fruição de artes da cena. Oportunidades de formação e co-criação para artistas com trabalhos em diferentes fases de concepção.

A proposta é trabalhar não o que ‘deve’, mas o que ‘pode’ a arte cênica em novos cenários. O projeto compartilha essa perspectiva também na realização de um podcast quinzenal. O primeiro episódio de ‘O que POD o que teatro?’, com o tema “Criações em coletivo” e participação dos artistas conterrâneos Douglas Peron e Everton Britto, já está disponível no Spotify.

A plataforma 1º PISO é um projeto viabilizado pelo Edital MT Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

estúdio borogodó

1 piso

 

"Cômodos" para diferentes vivências

As atividades promovidas pela 1º PISO acontecem nos chamados cômodos virtuais dessa ousada residência coletiva. “A plataforma também convida para que possamos fazer do espaço onde a gente vive um lugar de criação. Por isso a 1º PISO também é uma casa”, complementa o publicitário, in-Próprio e integrante do projeto, Alexandre Cervi. 

O quintal é o grande centro de realização de cursos, oficinas, palestras e outras atividades pontuais. Na varanda se assiste às exibições ao vivo por temporadas; é também onde se tem acesso à loja virtual, com catálogo da programação e chamadas abertas para artistas interessados em experimentar a plataforma e se tornarem parceiros do projeto. 

Vale destacar que o catálogo virtual da 1º PISO deverá agregar múltiplas linguagens. Nele podem constar espetáculos de teatro, dança e circo, performances, desmontagens, documentários, shows, vídeos-dança, vídeos-arte e outras produções de curta, média e longa-metragem independente. 

Dentro de casa, o escritório é reservado para consultorias e outras reuniões. A cozinha é para quem tem “larica de arte”, já que abriga as formações temáticas e residências artísticas. Segundo Dani Leite, “um mergulho investigativo mais intenso”. “Elas [as residências] podem durar uma semana, um mês ou até um semestre. Com a plataforma é possível criar uma circularidade para a formação”. 

Karina ainda explica: “Temos pensado uma pedagogia espiralada e circular em um processo de formação que não começa e termina, mas que se abre a outras muitas possibilidades”. 

1 piso

 

Lançamento 

A plataforma 1º PISO será lançada nesta terça-feira (23/11) em uma LIVE com participação do ator e diretor Odilon Esteves e o tema ‘Territórios cênicos digitais: sobre atravessar fronteiras e criar comunidades’. Conhecido por papéis na minissérie da Globo ‘Queridos Amigos (2008)” e nos filmes ‘Deserto Azul (2013)’, ‘Batismo de Sangue (2006)’, ele é um dos fundadores da Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte (MG). 

À ocasião, os realizadores da 1º PISO realizam uma tour pela plataforma para apresentá-la ao público. Por hora já é possível conhecer mais sobre seu funcionamento através do perfil do Instagram @aprimeiropiso. Na rede social, uma minissérie de lives informativas é realizada diariamente entre o dia 17 de novembro e a data do lançamento.

Logo após o lançamento, já será possível vivenciar a 1º PISO na programação que contemplará todas as frentes de atividades propostas pela iniciativa nos meses de dezembro. 

Agenda 2021

Em novembro e dezembro de 2021, a 1º PISO oferece uma programação gratuita com palestra, curso, bate-papo e exibição de espetáculo. A primeira temporada de apresentações fica por conta dos anfitriões do in-Próprio Coletivo, que exibem “Quando tudo era mar”. 

Já a primeira residência artística da plataforma terá o tema “Honestidade Artística” e será realizada por Neto Machado e Jorge Alencar, da Dimenti Produções Culturais (BA). Após um primeiro período de inscrições gratuitas, essa será a primeira ação paga na plataforma. 

A próxima agenda cultural, com programação para janeiro de 2022, será lançada entre os dias 16 e 20 de dezembro. 

Confira abaixo a programação completa:

24 e 28 de novembro (quarta à domingo):

TEMPORADA | “Quando tudo era mar” do In-Próprio Coletivo (5 apresentações)

29 de novembro (segunda-feira):

PALESTRA (2h) | “Iluminação cênica para todes” com Karina Figueredo. 

Fundamentos da luz, noções de equipamentos convencionais, processos criativos em iluminação cênica e dramaturgia da luz.

01 a 03 (quarta à sexta-feira) + 06 e 07 de dezembro (segunda e terça):

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA | "Honestidade Artística", com Neto Machado e Jorge Alencar (Dimenti Produções Culturais - BA).

04 dezembro (sábado)

BATE-PAPO | "Gestão e Criação Artística" com Ellen Mello (Dimenti Produções Culturais - BA) 

08 de dezembro (quarta-feira)

“PIQUENIQUE” | Evento online de apresentação/desfecho da residência.

09 a 15 de dezembro (quinta até a quarta-feira seguinte)

CURSO (20h) | “Se organizar direitinho, todo mundo cria”, com Alexandre Cervi (10h síncronas + 5h assíncronas + 5h plantão de dúvidas).

1 piso

 


SERVIÇO

O QUE: Plataforma 1º PISO - acesso www.aprimeiropiso.com 
LANÇAMENTO: 23 de novembro de 2021, 19h (MT)
AGENDA 2021: 24 de novembro a 15 de dezembro. Inscrições gratuitas. Residência artística com Neto Machado e Jorge Alencar: 01 a 03 + 06 e 07 de dezembro. 
INSCRIÇÕES: 23 a 26/11 - Gratuito, 27 a 29/11 - R$ 50,00 (50% de desconto), 30/11 a 01/12 - R$ 100,00
MAIS INFORMAÇÕES: https://www.instagram.com/aprimeiropiso
EPISÓDIOS DO PODCAST: ‘O que POD o teatro?’
LINK: https://open.spotify.com/show/7f7tDpjU9fuUlnvqigAHvd?si=0c2c491537d44cee 

 

 

(*da assessoria)

 

 

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://tyrannusmelancholicus.com.br/