Segunda, 12 de julho de 2021, 14h53
CINE CARAMELO
Atividades gratuitas, inscrições abertas

Redação*

moa

caramelo

O cartunista gaúcho Moacir Knorr Gutterres vai ministrar oficina

De 19 a 29 de agosto acontece o 7º Cine Caramelo, o Festival Infantojuvenil de Cinema de Porto Alegre. Além da exibição pela internet dos filmes selecionados, nesta edição o evento também realiza atividades de formação para crianças e adultos. Serão dois workshops e duas oficinas com vagas limitadas.

Para ministrar os workshops, o festival traz a roteirista e diretora Tatiana Nequete para falar sobre roteiro e direção de conteúdos audiovisuais infantojuvenis e o animador Lancast Mota que irá abordar o processo de criação de histórias em quadrinhos. Ele trabalha há mais de 30 anos na produtora de Mauricio de Sousa, pai dos personagens da Turma da Mônica. 

As duas atividades são voltadas para estudantes e profissionais do audiovisual e áreas afins como artes, literatura, educação, comunicação e novas mídias. Cada workshop terá duração de 6 horas, divididas em três encontros de 2 horas cada. 

Já as oficinas irão contar com dois importantes cartunistas gaúchos: Santiago e Moacir Knorr Gutterres, o Moa. Nas atividades os alunos poderão refletir, trocar ideias e expressar seus sentimentos através do desenho e do humor. Cada encontro tem o número máximo de 20 vagas. As oficinas terão mediação da educadora Ane Meyer - Mestre em Teoria da Literatura (Literatura Infantojuvenil), educadora, pesquisadora e oficineira nas áreas de mediação de leitura e formação de leitores.  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de 10 de julho para os workshops e 15 de julho para as oficinas pelo site oficial do evento em https://www.cinecaramelo.com.br/ até o dia 1º de agosto. Os workshops e oficinas serão online, assim como toda programação do evento que acontece de 19 a 29 de agosto e contarão com tradução simultânea para LIBRAS. Ao final, os participantes recebem certificado de participação. Mais detalhes de cada uma delas abaixo. 

Programação

A programação da 7ª edição do Cine Caramelo conta com exibição de filmes através de três mostras voltadas a diferentes faixas etárias. 

Na Mostra Primeira Infância, será exibida a série gaúcha “Jogos de Inventar” (2018), composta por 13 episódios de 7 minutos, com diálogos perceptivos, afetivos e imaginários de bebês e crianças por meio da fascinante lógica lúdica do pensamento infantil.

Na Mostra Infantojuvenil, o público poderá assistir a 20 filmes infantis e infantojuvenis de animação, ficção e documentário recentemente produzidos e que trazem uma diversidade de temas, estéticas e narrativas.

Já na Mostra Jovens e Adultos, serão exibidos  seis filmes que trazem narrativas ligadas à infância e adolescência para o público 14+. 

A fim de garantir inclusão e democratização de acesso, dez filmes contarão com recursos de acessibilidade completa (Libras, audiodescrição e legendas descritivas). E para ampliar a experiência cinematográfica, os filmes da Mostra Infantojuvenil contarão com um material pedagógico com propostas lúdicas para serem desenvolvidas em sala de aula e durante a fruição em família. 

Toda a programação será gratuita e estará disponível no link https://www.cinecaramelo.com.br/ .

A 7ª edição do Cine Caramelo está sendo produzida pela Véspera Visual Media, através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela  Fundação Marcopolo e Secretaria de Estado da Cultura do RS com recursos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

arquivo pessoal

caramelo

Tatiana Nequete vai falar sobre roteiro e direção de conteúdos audiovisuais



WORKSHOPS

“Roteiro e direção de conteúdos audiovisuais infantojuvenis” com Tatiana Nequete (50 vagas). Neste workshop, a roteirista e diretora Tatiana Nequete transitará por diversos aspectos da realização audiovisual para crianças e adolescentes, usando como exemplo o estudo de caso da série de sua autoria "Oráculo das Borboletas Amarelas", produzida para a TV Brasil. Serão abordados assuntos que vão desde a concepção do projeto até os desafios de produção e as técnicas de direção adotadas na série. O workshop tem como objetivo fomentar a reflexão sobre os conteúdos feitos para o público juvenil assim como a relação com as crianças colocadas em cena.  

Tatiana Nequete é graduada em Realização Audiovisual pela Unisinos e mestre em Cinema e Audiovisual Contemporâneos pela Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona. Atua há 14 anos como diretora, montadora e roteirista.

Data e horários: 

20/08 (sexta), das 19h às 21h
21/08 (sábado), das 10h às 12h
22/08 (domingo), das 10h às 12h

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1MBZO_0Aikb4pJJE1gOB0QvZsvgAUnxUUqreJECBPsww/edit 

“Criação e produção de histórias em quadrinho”, com Lancast Mota (30 vagas). Neste workshop, será abordado o método de criação e escolha de temas tratados nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, o papel dos personagens no imaginário coletivo brasileiro, a missão dos criadores na abordagem de valores éticos e temas contemporâneos, entre eles inclusão social, cuidados com o meio ambiente, respeito aos animais e a cultura dos povos indígenas. 

Lancast Mota trabalha como animador para a Mauricio de Sousa Produções desde 1986 e desde 1999 como roteirista da Turma da Mônica. 

Datas e horários: 

27/08 (sexta), das 19h às 21h
28/08 (sábado), das 10h às 12h
29/08 (domingo), das 10h às 12h

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1Oi9yPsLc-dBFxs98kpLA7Z67UuycSvT8fDmYEpxQVjk/edit 

cine caramelo

caramelo

O animador Lancast Mota vai abordar o processo de criação de histórias em quadrinhos

 

OFICINAS 

Oficina de Charge, com o cartunista Moacir Knorr Gutterres - Moa

Nesta oficina, os alunos serão convidados a responder a pergunta “Qual notícia você gostaria de ler daqui a um ano sobre a pandemia da Covid-19?”. A partir das conversas com o cartunista e com o grupo, cada aluno produzirá uma charge. Aberta para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Data: 21/08

Horário: das 15h às 17h
Pré-requisito: ter conhecimento básico em desenho

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/16BUb2GEVo1cUvMER8VxT6BYZPOE3M-IEWQaa6atbUOI/edit   

Moacir Knorr Guterrez (Moa) é jornalista, cartunista e ilustrador brasileiro. Formado em Jornalismo pela PUC-RS, começou a desenhar profissionalmente em 1986 em publicações como a revista Aplauso e o jornal O Pasquim 21, além de em jornais diários como Diário do Sul e Zero Hora. Em 2004 se lançou como autor de literatura infantil, com o livro Planetinhas, editado pela RBS Publicações. Integrou a equipe de criação do longa-metragem de animação As Aventuras do Avião Vermelho, com roteiro baseado no livro homônimo de Érico Veríssimo. Atualmente faz charge editorial no Jornal do Comércio de Porto Alegre. 

“Desenha pra mim?”, com o cartunista Santiago 

Nesta oficina com o tema "O mundo em que eu quero viver" os participantes vão interagir através da brincadeira "Desenha pra mim?", desafiando o cartunista a desenhar ideias e situações propostas por eles. Depois, é a vez do cartunista desafiar os alunos. Aberta para crianças de 7 a 9 anos.

Data: 28/08

Horário: das 15h às 16h30

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1GoFwA3cFMTTHm2XrICVqCbIYZ2X__isQCW_7bOV1SPU/edit 

Santiago começou a desenhar antes mesmo de começar a estudar. Iniciou-se na arte da caricatura retratando humoristicamente os professores dos tempos de escola. Em 1975, profissionalizou-se como ilustrador e chargista no jornal Folha da Tarde e como colaborador do jornal Correio do Povo. A partir de então, seus trabalhos também passaram a ilustrar jornais da imprensa alternativa, como Coojornal e Pasquim. (*com assessoria)


SERVIÇO

O QUE: inscrições gratuitas para oficinas e workshops do Cine Caramelo
QUANDO: a partir de 10 de julho
ONDE: links no texto
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: https://www.cinecaramelo.com.br/  


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://tyrannusmelancholicus.com.br/