Segunda, 12 de julho de 2021, 14h08
MENINAS E MENINOS
Contra preconceitos e discriminações

tyrannus*

eliani miolo

 

"Meninas e Meninos", lançamento recente da EdUFMT, de autoria de Eliani Silveira Viana, com ilustrações de  Adriana Hardt dos Santos, é uma novidade que chega para introduzir temas atuais e necessários ao universo infantil, contando com uma linguagem inclusiva, que vão ao encontro de uma temática emergente para essa faixa etária.

Através de uma abordagem lúdica, a obra favorece a reflexão e revisão pessoal sobre valores do mundo e, consequentemente, a construção e o desenvolvimento da cidadania na formação das crianças para uma sociedade mais justa e com mais equidade a qual luta para um futuro livre de preconceitos e discriminações.

eliani

Eliani Silveira Viana nasceu no Paraná, mas está radicada em Mato Grosso desde 1982

O lançamento presencial de "Meninas e Meninos" aconteceu em maio na Biblioteca Infantil do Sesc Arsenal. A autora revela que  o livro surgiu em três momentos distintos, a começar com a  observação do comportamento de crianças ao brincarem e delimitando papéis sociais entre meninas e meninos (uma experiência em sua vida particular e também profissional). 

O segundo momento ocorre após a leitura de uma obra litéraria infantil que retrata as meninas sempre em situação de inferioridade em relação aos meninos de modo a contribuir com a formação de base social preconceituosa e de disputas entre os gêneros, o que a levou Eliani a perceber que havia um espaço a ser explorado. Ela lembrou-se de uma canção, e, assim, começou a escrever o próprio livro infantil; resultando no livro “Meninas e Meninos”. 

Para uam base de encerramento de sua escrita, a autora, ainda na academia enquanto estava em formação no curso de Pedagogia na UFMT, na grade curricular de Projetos Integradores, debatia-se o machismo e racismo estrutural e as autoras elencadas para esta discussão eram Daniela Auad e Eliane Cavalleiro, que tratam dos temas com grande propriedade de modo que a discussão serviu de âncora par ao fechamento da linda história que retrata uma infância livre de preconceitos e prepara as crianças para viver uma sociedade livre de disputas e discriminações.

A autora prentende com esta inspiração desmificar as diferenças existentes entre os genêros “masculinos e femininos” desde a infância. Eliani esclarece ainda que "Meninas e Meninos" apresenta indagações acerca da representação da mulher na sociedade, à qual, busca incansalvemente alcançar posição de igualdade e apresenta sugestões que possam combater o preconceito, a misgonia, a desigualdade de genêro e a exclusão feminina. Inspirando meninas e meninos do mundo todo e ensinando valores éticos e respeito aos meninos, os quais recebem uma cultura padronizada de um mundo que deseja impor a supremacia masculina como norma social.

A obra também em seu contexto, a questão da discriminação racial e abraça uma sociedade onde estes pré-conceitos possam distorcidos possam ser reconstruídos já que ninguém nasce sendo preconceituoso, mas aprende isto ao longo da vida ao viveniar estas situações. A principal fala acerca do combate ao preconceito é: “Toda criança nasce livre e nasce sem preconceitos”.

A AUTORA

Eliani Silveira Viana nasceu em 1977 na cidade de Fóz do Iguaçú (PR). Está radicada em Mato Grosso desde 1982.  Atualmente reside em Várzea Grande (MT). Eliani é formada em Biologia, Pedagogia; pedagoga e atuante na educação infantil e ensino fundamental. Apaixonada desde sempre pela escrita e pelos livros, no entanto, foi no ano de 2020 que, por fim, iniciou a sua estreia literária, sendo co-autora do livro de poesias “Bardo – Versos-Rimas”, e participando também da coletânea do “Mulherio das Letras Portugal” e outras antologias. E, no ano de 2021, Eliani publica lança sua primeira obra solo: o livro “Meninas e Meninos”, pela editora EduUFMT. (*com assessoria)

SERVIÇO

"Meninas e Meninos" (EdUFMT) tem 59 páginas ricamente ilustradas e é indicado para a faixa etária dos três aos dez anos. Está sendo comercializado a R$ 35,00, com envio para todo o território nacional. Com texto de Eliani Silveira Viana e ilustrações de Adriana Hardt dos Santos, mais informações sobre o livro e como adquiri-lo podem ser obtidas pelo telefone 65-984698902, ou pelo email naninhabrasilbiol@gmail.com . Mais sobre a obra, nas redes sociais:

https://www.facebook.com/eliani.viana.5 
 https://www.instagram.com/nanabrasilbiol

                                     

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://tyrannusmelancholicus.com.br/