Segunda, 07 de junho de 2021, 18h58
FILOSOFIA
Seleção de frases*

Gilles Deleuze

“Escreve-se sempre para dar a vida, para liberar a vida aí onde ela está aprisionada, para traçar linhas de fuga.”

"Filosofar é passear com um saco e, ao encontrar alguma coisa que sirva, pegar. "

"O mundo é o conjunto dos sintomas cuja doença se confunde com o homem"

“Cada um escolhe sua altura ou seu tom, talvez suas palavras, mas a melodia é a mesma e há um mesmo trá-lá-lá sob todas as palavras, em todos os tons possíveis e em todas as alturas.”

"A saúde como literatura, como escrita, consiste em inventar um povo que falta."

"Cada vez que se ouve 'Ninguém pode negar' ou 'Todo mundo há de reconhecer que', sabemos que vem uma mentira ou um slogan."

"Quando alguém pergunta para que serve a filosofia, a resposta deve ser agressiva, visto que a pergunta pretende-se irônica e mordaz. A filosofia não serve nem ao Estado, nem à Igreja, que têm outras preocupações. Não serve a nenhum poder estabelecido. A filosofia serve para entristecer. Uma filosofia que não entristece a ninguém e não contraria ninguém, não é uma filosofia. A filosofia serve para prejudicar a tolice, faz da tolice algo de vergonhoso. Não tem outra serventia a não ser a seguinte: denunciar a baixeza do pensamento sob todas as suas formas."

“Jamais interprete, experimente.”

"Enfim, o fundo do poço da vergonha foi atingido quando a informática, o marketing, o design, a publicidade, todas as disciplinas da comunicação apoderaram-se da própria palavra conceito e disseram: é nosso negócio, somos nós os criativos, nós somos os 'conceituadores!"

“O que me interessa são as relações entre as artes, a ciência e a filosofia. Não há nenhum privilégio de uma dessas disciplinas em relação a outra. Cada uma delas é criadora.”



*Frases selecionadas a partir de vários sites

deleuze

O filósofo francês Gilles Deleuze (1925 - 1995) é apontado como um dos principais representantes do pós-estruturalismo e o interesse por sua obra tornou-se crescente a partir da década de 1990. Ele ocupa um lugar de destaque nos debates contemporâneos envolvendo temas como política, sociedade e subjetividade, apesar de seu distanciamento das principais tendências filosóficas do século XX. Em 2007, Deleuze ocupava a 12ª posição na lista dos autores mais citados das ciências sociais e humanas, à frente de Kant, Heidegger, Wittgenstein e Marx. (informações da Wikipédia)




 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://tyrannusmelancholicus.com.br/