Segunda, 24 de maio de 2021, 14h42
ESPETÁCULO
"Entre sueños & duende"

Redação*

julio rocha

ciganos

Wânia Ormond, professora, bailarina, coreógrafa e proponente do projeto

O espetáculo "Entre sueños & duende: a contribuição histórico-cultural dos ciganos para a humanidade" será realizado no sábado, 29 de maio, às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, Edital/MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Secel-MT). O evento além de presencial para 243, pessoas, também ocorrerá em ambiente virtual, via youtube. 

Trata-se de um espetáculo de danças ciganas, com a apresentação de várias manifestações de estilos referente à contribuição histórico-cultural dos ciganos para a humanidade. O evento conta com 28 profissionais entre bailarinas, coreógrafas, poetisas, músicos, cantores, diretora de arte e estudantes de dança. 

O tyrannus, particularmente, reforça a sua posição no que se refere aos riscos das atividades presenciais e não se sente à vontade para recomendar o público a comparecer, apesar da grandeza desse evento cultural, mas cabe reconhecer que essa é uma decisão individual. 

Para Wânia Ormond, professora, bailarina, coreógrafa e proponente da iniciativa, "o projeto nasceu do desejo de realização de um espetáculo que integrasse e interrelacionasse com os segmentos de artes como a dança, a música, a poesia e o teatro. Assim conseguimos reunir artistas (bailarinas, músicos, poetas, cantores), como também estudantes de dança e de música que se identificaram com a temática do projeto e com seus objetivos. O Espetáculo 'Entre Sueños & Duende' vai abordar a questão do legado dos ciganos nas áreas da musica e da dança".

cigano

Os músicos Álvaro Luiz Ormond (violão) e Marcio Costa (cajon)

Por meio das artes integradas, a população local poderá usufruir de um evento cultural que mostrará a relevância das etnias ciganas na contribuição e formação cultural tanto nacional como mundial. Ao longo do processo histórico esses povos foram marginalizados e dizimados nos campos de concentração. Mesmo assim, eles deixaram ricos legados à humanidade no que tange a dança, música e poesia, infelizmente desconhecidos pelos não-ciganos. 

Mais que um espetáculo é um passeio por vários estilos de danças ciganas e suas fusões como: egípcia, indiana moderna, buleria, rumba catalã, iraquiana, russa, o flamenco clássico entre outros. Será mais de uma hora de puro deleite. 

Em atenção à saúde e bem-estar do público presente foi elaborado um protocolo de segurança que segue todas as recomendações das autoridades sanitárias do município. 

A entrada será dois quilos de alimentos não perecíveis que será doado à Fundação Abrigo do Bom Jesus de Cuiabá. Os interessados também podem fazer as suas doações nos seguintes pontos de arrecadação: 

Superintendência Pedagógica - Várzea Grande; 
Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania - Cuiabá;
Centro Cultural Casa Cuiabana;
Estúdio Pentagrama – Cuiabá.

(*com assessoria)

cigano

Monthana Morima, artista presente no espetáculo

 

SERVIÇO

O QUE: Espetáculo "Entre Sueños & Duende"
QUANDO: 29 de maio (sábado), às 20h (MT) 
QUANTO: 2 kg de alimentos não perecíveis
ONDE: Local: Cine Teatro Cuiabá (presencial) e canal do Youtube do projeto entre sueños & duende (virtual)

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://tyrannusmelancholicus.com.br/