Domingo, 28 de fevereiro de 2021, 20h00
LITERATURA ACESSÍVEL
'Dedilhado - poemas para outras canções'

Naine Terena*

POESIA MIOLO

Alessandro, o autor, ladeado por Maysa Corrêa e Rute Silva, que participaram da gravação do audiovisual Libras

'Dedilhado - poemas para outras canções'  é o mais novo livro do escritor Alessandro Flaviano de Souza e está sendo produzido em formatos acessíveis, o que privilegia uma parcela da população que está longe de ser o foco das obras literárias lançadas no país. O projeto do livro, contemplado pelo Edital Nascentes - Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, é composto por um E-Livro, um audiolivro e audiovisual libras, que serão distribuidos digitalmente de maneira gratuita.

O autor traz poemas com ritmos variados, que  também se apresentam como letras de músicas inéditas, evocando o imaginário regional e também assuntos universais.  "A obra expressa a vivência como modo de saber, ser e pensar. O audiolivro e o audiovisual libras terão o formato de um álbum de audio, para audição independente de cada texto ou na íntegra para distribuição em serviços de streaming sob demanda. Este projeto tem por motivação a democratização de acesso ao produto literário, saindo do imaginário para as materializações inclusivas do contemporâneo", explica Alessandro Flaviano, que também é professor universitário e já tem outras obras lançadas.

Para Alessandro, a maior importância do projeto está em dar visibilidade para a produção literária de autor da terra e possibilitar a provocação de produtos culturais com acessibilidade e inclusão de pessoas portadoras de necessidades físicas ao bem cultural e seu consumo. Para se ter uma ideia, de acordo com o Censo Dmográfico do IBGE (2010), existem no Brasil hoje, cerca de seis milhões de deficientes visuais e muitos deles apresentam dificuldade de locomoção nas cidades onde vivem, e também o acesso à obras literárias. A virtualização dos conteúdos, é uma maneira eficaz para se chegar a esse grupo, em especial nesse período de pandemia.

A distribuição gratuita se dará em plataformas de áudio, vídeo e biblioteca virtual,por entender a necessidade de ampliar o acesso ao livro democratizando e incluindo. Todo o processo de produção do audiolivro e do audiovisual em libras está sendo realizado em  Chapada dos Guimarães/MT, localidade onde o autor reside e pondera sobre a necessidade de se ampliar o espaço para a alternativa literária com propósito de inclusão. Para acompanhar o projeto, basta curtir a página no facebook  do projeto e da Editora Sustentável (responsável pelo E-livro). (*da assessoria)

POESIA MIOLO

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: https://tyrannusmelancholicus.com.br/