LANÇAMENTO/PUBLICAÇÃO

Jornal propõe repensar o Centro Histórico



ahmad jarrah

prainha capa

 

Seja a pé, nas bicicletas, nos ônibus, ou mesmo em carros a pé, a paisagem urbana do Centro Antigo de Cuiabá – que inclui a Prainha – faz parte da vida de boa parte da população. Mesmo sendo um dos principais eixos de circulação de pessoas, a região sofre há décadas com o abandono. Em um incentivo para se repensar a ocupação desse território, o Épura convida a todos para a leitura do ‘Jornal da Prainha’.  

Com distribuição gratuita, a publicação será lançada no domingo (12). Dividido em dois cadernos, o ‘Jornal da Prainha’ traz reflexões por meio de artigos, depoimentos e ensaios-poéticos assinados pelos próprios membros da Equipe e colaboradores.  

A edição é ilustrada com a cartografia produzida coletivamente ao longo do projeto, e fotos de Rodolfo Luís, Ahmad Jarrah, Pedro Thame e do acervo do IBGE. A publicação também conta com palavras-cruzadas e um horóscopo temático. ‘O Jornal da Prainha’ pode ser acessado através do link: https://bityli.com/iRuIu

O jornal é organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Estudos de Planejamento Urbano e Regional (Épura/UFMT). A equipe é formada por voluntários, entre eles, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT.  

O objetivo do grupo é despertar a busca por outras formas de apropriação do Centro Antigo e seus muitos lugares, principalmente, mostrar o potencial do dessa região para a população. “Sempre nos provocou a indagar porque as pessoas apenas passam [pelo Centro], mas não permanecem? Passar, mas também permanecer! Ocupar!”, destaca a Equipe.  

Projetos e propostas 

O lançamento faz parte da ‘Temporada Aberta da Prainha’, projeto contemplado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e idealizado pelos pesquisadores Ana Frigeri, Doriane Azevedo e Douglas Peron. 

Ao longo de 2021, o projeto mobilizou pessoas que se relacionam com o Centro Histórico, em reuniões, palestras e oficinas online. Os encontros possibilitaram troca de saberes e percepções que compõem a publicação.  

Além de dialogar sobre os impactos sofridos pelo Centro Histórico ao longo dos anos a Equipe do Projeto também se dispôs a pensar em novos rumos e novas perspectivas. “Será que só cabe carro? Não cabe feira? Cinema? Nadar no córrego?”. Essas e outras questões nortearam o mapeamento dessas ações, que possibilitam formas diferentes de explorar o Centro.  

pedro thame

prainha capa

 

“Pensamos em um conjunto de atividades que poderiam aliar os atrativos já consolidados, numa proposta de reconfiguração temporária do espaço, para orientar futuras intervenções permanentes. Não precisamos pagar para ver, mas podemos testar, avaliar e ponderar sobre benefícios de futuras intervenções”, explica o Épura. 

rodolfo luís

prainha capa

 

As propostas estão dividas em três programas: ‘Memória em Circuito’, ‘Medindo Rua’ e ‘Prainha Aberta’. As ações incluem circuitos de atividades culturais, vivências e experiências, e táticas de apropriação das ‘Prainhas’.  

São exemplos das propostas: circuitos de visitações a museus e casarões; uma feira livre que ocupe a Prainha e seus cruzamentos; arena/cinema de Rua (na lateral da Igreja do Rosário, fundos da Igreja Boa Morte e Escadaria do Beco Alto). 

Sobre o Épura 

O Épura é ligado a Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet) e ao Núcleo de Estudos e Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFMT. O grupo foi fundado em 2009 e, desde então, dedica-se à análise das políticas territoriais, incluindo as que impactam o Centro Histórico. 

Ao longo dos anos, as inquietações levantadas pelo Épura viraram ações de pesquisa e extensão, trabalhos de conclusões de cursos, artigos e pareceres. Entre diversas ações já realizadas, destaca-se o evento ‘Urbanismo Tático e o Centro Antigo de Cuiabá’, realizado na semana do Patrimônio Cultural, em 2019. 

Contatos com o Épura podem ser obtidos através do email epura.ufmt@gmail.com. Mais informações em @ufmt_epura e https://facebook.com/epura.ufmt . (*com assessoria)

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet