LANÇAMENTO

"Conto o que me contaram"



livro miolo

Obra chega embalada com um símbolo da cultura mato-grossense: a rede cuiabana, em ensaio fotográfico de Laércio Miranda

Quem conhece Maria Lygia sabe o quanto ela é dinâmica, bem-humorada, apaixonada pela arte, cultura, literatura e especialmente pelo teatro. Saber como ela atravessa esta pandemia, mantendo-se sempre ativa, é um capítulo à parte. Entre outras muitas atividades, dedicou-se a continuar escrevendo. 

O resultado da experiência da autora diante da vida nestes tempos difíceis  é o livro  da Entrelinhas Editora “Conto o que me contaram”. Uma obra de fôlego, com 368 páginas, está embalada com um símbolo da cultura mato-grossense: a rede cuiabana, em ensaio fotográfico de Laércio Miranda.

O lançamento acontece na próxima terça-feira (23), a partir das 19h, no Teatro do Sesc Arsenal. O livro tem o sabor de viagem inesquecível – a lugares e momentos que ficam gravados na memória e no coração. O leitor vai experimentar o sabor de Cuiabá, Pantanal e Mato Grosso desde os primórdios do século XX. Os acontecimentos narrados por Maria Lygia alcançarão gerações sem conta, acompanhados de muito bom humor em sua cativante prosa. Para esta viagem recomenda-se a leitura em uma linda rede cuiabana, intercalada com a apreciação de sucos e biscoitos da terra” – sugere a editora em texto de capa.

O livro foi estruturado em partes: 122 relatos se passam em Cuiabá, 18 no Pantanal, 9 histórias de Rondon, 5 histórias de Fernando (Corrêa da Costa), 14 histórias de Mato Grosso adentro, 21 histórias de tio Avelino e 17 histórias de outras paragens... São, ao todo, 206 histórias narradas com delicadeza e bom humor.

“Como Maria Lygia criou a Casa do Artesão em vários municípios de Mato Grosso, antes da divisão do Estado, entre tantas outras ações voltadas para a arte e a cultura, podemos dizer que a autora prestou enorme contribuição à cultura e ao artesanato mato-grossense, trazendo um reconhecimento institucional para o seu valor e importância, com investimentos na sua produção, exposição, divulgação e registro. Me pareceu importante traduzir nesta publicação os sentimentos da autora em relação a Cuiabá e Mato Grosso”, conta Maria Teresa Carrión Carracedo, da Entrelinhas Editora, responsável também pelo design gráfico desta edição.

"Maria Lygia Borges Garcia (1927) é a manauara mais cuiabana do Brasil", declara Maria Teresa. A editora narra que a autora, em sua infância e adolescência, viveu no Rio de Janeiro, São Paulo e Aquidauana (MS). Seu bisavô paterno foi um grande seringalista na Amazônia, no rio Purus, no começo do século XX. Seu pai, Francelino Leite Borges, estudou e foi criado em Hanover, na Alemanha e retornou ao Brasil durante a I Grande Guerra, sem falar o português. Seu avô materno era médico homeopata. Sua mãe, Alice de Germano Borges, exímia em bordados, também nasceu em Manaus. Aos 16 anos Maria Lygia mudou-se para Cuiabá, em viagem inesquecível pelo caminho das águas. Chegou em 5 de abril de 1944, na lancha Guaporé. Desde então, um encontro definitivo se deu, e uma grande história de amor começou: pela cidade e sua gente, por Garcia Neto, seu companheiro de toda vida, pela família que constituiu e pelo Estado de Mato Grosso. Ao lado de Garcia Neto, personalidade da história e da política neste Brasil Central.

"Teve importante atuação na valorização da cultura em Mato Grosso, com a visão de divulgá-la Brasil afora. Mulher admirável, realizadora, de humor e energia incomuns e apaixonada por Política,” ressalta a editora sobre a Maria Lygia.

Esta edição especial é derivada de uma primeira que a autora lançou no ano 2000. Agora em nova edição, foi reorganizada e incluí novos textos. (*com assessoria)

josé medeiros

m lygia

Ainda adolescente, Maria Lygia mudou-se para Cuiabá, em viagem inesquecível pelo caminho das águas. Chegou em 5 de abril de 1944, na lancha Guaporé

 

SERVIÇO

O QUE:  lançamento do livro “Conto o que me contaram”, de Maria Lygia de Borges Garcia, pela Entrelinhas Editora
ONDE: Teatro do Sesc Arsenal
QUANDO: terça-feira, 23 de novembro, a partir das 19h 
VALOR DO INVESTIMENTO: R$ 70 no lançamento 
MAIS INFORMAÇÕES: (65) 3624 5294

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet