CONCERTO

Neste sábado, no Teatro Zulmira Canavarros



fred gustavos

ciranda

A orquestra é uma organização social de ensino musical que entrega para a comunidade uma parte cultural e artística

O Instituto Ciranda abre a Temporada Artística de 2021 da Orquestra Sinfônica CirandaMundo com um concerto composto por trilhas sonoras de filmes e musicais do universo Disney. A apresentação conta com a participação especial da Cia On Broadway e da virtuosa cantora Iasmin Medeiros. O Teatro Zulmira Canavarros recebe o público a partir das 19h deste sábado (30). A entrada é gratuita e os ingressos serão retirados no local.  

Com regência de Emanuelle Guedes e Murilo Alves, o repertório reúne músicas de “A Bela e a Fera”, “O Mágico de Oz”, “Rei Leão”, “Como treinar seu Dragão", “Hércules”, “Tarzan” e outros. “É importante revisitar obras canônicas, mas existe uma música orquestral produzida para filmes que é muito rica e consumida, além de evocar várias conexões, principalmente com os jovens”, comenta o maestro Murilo, diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda. 

Por conta da pandemia, este será o primeiro concerto da Orquestra Sinfônica CirandaMundo desde o final de 2019. “Somos uma organização social de ensino musical, mas que entrega para a comunidade uma parte cultural e artística. Então, poder voltar ao palco, reunir a orquestra, ensaiar e apresentar um repertório, é fantástico. Estamos emocionados”, revela o maestro.

assessoria

ciranda

Iasmin Medeiros, cantora e professora de canto, uma convidada para o concerto de sábado



Programação especial

A apresentação com temas clássicos da Disney é a primeira de três programações especiais até o final deste ano, que juntas compõem a Temporada Artística 2021 da CirandaMundo. O Teatro Zulmira Canavarros, parceiro nas últimas cinco temporadas da orquestra, será novamente o palco destes encontros.    

No dia 27 de novembro, às 19h, serão revisitadas trilhas clássicas do cinema, como dos filmes “E o vento levou”, “Forrest Gump”, “A lista de Schindler” e “Guerra nas estrelas”. A participação especial fica por conta do violinista cuiabano Rennan Vicente, que iniciou a carreira no Ciranda e hoje integra a Orquestra Filarmônica de Goiás. 

E o “Especial de Natal CirandaMundo”, que será realizado a partir das 19h do dia 11 de dezembro, apresenta ao público “O grande circo místico”, obra icônica do diretor e dramaturgo Naum Alves de Souza a partir do poema homônimo de Jorge de Lima, com música original de Chico Buarque e Edu Lobo. 

Como artistas convidados, estarão presentes o pianista, compositor, arranjador e maestro Nelson Ayres, bem como as talentosas e já consagradas cantoras Lorena Ly e Estela Ceregatti, além do expoente da música brasileira e regional de fronteira Henrique Maluf e do Coro Primeira Ciranda.

Cuidados com a pandemia

A participação nestes eventos requer o cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção da covid-19. É obrigatório o uso de máscaras durante as apresentações, distanciamento social por meio de assentos intercalados do Teatro (60% da capacidade disponível) e uso de álcool em gel nos pontos de distribuição.

“Agora, com nossos professores, técnicos, pais de alunos e a maioria da orquestra já vacinada, com muito cuidado e seguindo todas as orientações, esperamos uma noite de reencontros e imersão no universo sonoro da Orquestra Sinfônica”, planeja Murilo.

Programações para jovens e idosos

Em dias de concerto, alunos de escolas públicas são convidados para assistir o ensaio geral da Orquestra Sinfônica CirandaMundo, durante o qual vivenciam momentos de interação e aprendizado. “A gente realiza um ensaio aberto. Eu paro, viro para a plateia (de alunos), teço considerações sobre instrumentos, músicas, sessões... Podemos dizer que é uma programação mais didática", explica o maestro.

A democratização de acesso à música orquestral é pensada tanto para jovens quanto para idosos. Residentes do Abrigo Bom Jesus poderão assistir com exclusividade a gravação do concerto de sábado. Na manhã seguinte à apresentação (31), na sede do abrigo, uma equipe do Instituto Ciranda vai exibir o espetáculo na íntegra. 

assessoria

ciranda

A Cia On Broadway também terá participação especial no concerto deste sábado

Instituto Ciranda

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania foi criado em 2003 para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses. Além da Sinfônica CirandaMundo, o Instituto também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda.

São ofertadas aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil. Os participantes dispõem gratuitamente de condições para que possam se desenvolver plenamente.

E além das aulas práticas, a instituição oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A abordagem social inclusiva possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior e ingressem no mercado de trabalho.

O Instituto Ciranda conta com algumas parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Furnas Eletrobrás, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Sesc Mato Grosso e Unimed Cuiabá são alguns destes parceiros. (*da assessoria)

 

SERVIÇO

O QUE: Concerto “Temas Clássicos da Disney”, com a Orquestra Sinfônica CirandaMundoQUANDO: sábado (30), a partir das 19
ONDE: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa/MT
QUANTO: entrada grátis
OBSERVAÇÃO:  Concerto inicia às 20h e os ingressos serão distribuídos no foyer às 19h (Não há pontos de aquisição antecipada)


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet