LANÇAMENTO

"O voo de Regina Pena", na sexta (22)



regina miolo

 

Um filme sobre o processo criativo da artista plástica Regina Pena será lançado na próxima sexta-feira (22), a partir das 19h, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. "O voo de Regina Pena" é resultado de uma pesquisa realizada pelo diretor Laércio Miranda sobre as características da arte da pintora, desenhista, objetista e poetisa cuiabana que, desde os anos 1970, se fez presente na cena artística da capital.

Na ocasião será indispensável o uso de máscaras de proteção, higienização com álcool 70, distanciamento social e demais medidas de biossegurança.

Contemplado pelo Edital Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o documentário aborda as diversas faces e fases de Regina, da pintura em tela a arte digital, dos assemblages a poesia, resgatando muitos momentos marcantes da artista através dos depoimentos de outros grandes nomes das artes como Gervane de Paula, Aline Figueiredo, Humberto Espíndola e Vera Capilé.

Além do filme, também será lançada uma exposição virtual com obras inéditas recuperadas dos arquivos de Regina após o seu falecimento no ano passado. No endereço eletrônico, cuja curadoria das obras ficou sob responsabilidade de Ruth Albernaz, o público poderá aprender muito mais sobre a trajetória artística de Regina Pena.

Mestre em retratar as singularidades do cotidiano, Regina não parou de produzir mesmo quando diagnosticada com uma doença autoimune que, aos poucos, foi diminuindo a sua autonomia motora sobre o corpo. Após um período internada, ressignificou sua expressão artística e investiu seu tempo em desenhar diretamente em um tablet através de um software. Nesta plataforma digital, toda sua genialidade foi potencializada e o público poderá conferir suas formas e nuances no lançamento do documentário e do site.

“Contamos com a participação de todos e todas aqueles que amam as artes mato-grossenses. Sabemos que Regina Pena é uma artista de grande quilate, queremos enaltecer sua vida, sua obra e expandir o seu trabalho a todos os cantos do mundo”, convida o diretor do filme Laércio Miranda.

autorretrato

regina capa

Desde os anos 1970 ela esteve presente na cena artística mato-grossense

Regina Pena

Nascida em Cuiabá, em 1952, Maria Regina Curvo Alvim Penna começou a explorar o universo das artes plásticas de maneira autodidata e, em 1972, foi ao Rio de Janeiro estudar pintura e desenho no Instituto de Belas Artes. Foi orientada por Humberto Espíndola e estudou História da Arte com Aline Figueiredo, em 1974. Participou de várias exposições coletivas no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT e também promoveu exposições solo, além de lançar o livro “Voo Solo”, em 2015.

Diagnosticada com esclerose múltipla em 2006, Regina foi aos poucos aposentando as tintas e os pincéis e transferindo seus conhecimentos artísticos para novas plataformas. Começou a desenhar digitalmente com a ajuda de tablets e destacou-se como uma das grandes artistas digitais do país.

Faleceu no dia 20 agosto de 2020, aos 68 anos e deixou um legado de superação, resiliência e de amor à terra em que nasceu.

Acompanhe os bastidores do projeto pelo Facebook e Instagram. Assista ao trailer do documentário no Youtube. Links:

https://www.facebook.com/ovoodereginapena
https://www.instagram.com/ovoodereginapena/
https://www.youtube.com/watch?v=pG8PiNUM6y8

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do documentário e site “O Voo de Regina Pena”
QUANDO: Sexta-feira (22), 19h
ONDE: Sesc Arsenal

(*com assessoria)

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet