CINE TEATRO

Sempre às terças-feiras, 19h30



temporada

"Danças Negras" é dirigido por João Nascimento & Firmino Pitanga

O projeto Temporada de Filmes, do Cine Teatro Cuiabá, finaliza a programação do mês de outubro com exibição de dois documentários, um sobre as múltiplas culturas que interagem na cidade de Cuiabá. Outro trata da cultura negra na contemporaneidade, considerando a história brasileira marcada pela escravidão e o racismo. 

Os filmes são exibidos sempre nas terças-feiras, às 19h30, seguidos de um debate sobre a temática das obras. Os ingressos custam cinco reais.

Nesta terça-feira (19), o público poderá conferir “As cores que habitamos” (Brasil, 2021, 51’, classificação indicativa livre), de Marithê Azevedo. A sessão integra o projeto “Realizador@s de Mato Grosso”, que tem o objetivo de valorizar o trabalho de artistas do Estado. Marithê Azevedo é documentarista premiada em festivais brasileiros e pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso. Após o filme, haverá a presença da cineasta em um bate-papo mediado pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap.

No dia 26 de outubro, será exibido “Danças Negras” (Brasil, 2020, 72’, classificação indicativa 12 anos), de João Nascimento & Firmino Pitanga. O filme traz um debate audiovisual sobre a presença da cultura negra na contemporaneidade, e conta com figuras ilustres das artes do corpo, da capoeira e dos terreiros de candomblé para falar das contradições de uma sociedade cuja tradição é escravocrata. A conversa após a sessão será mediada por Amanda Nery, mestranda do PPGAS/UFMT e integrante do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê.

Documentário “As cores que habitamos”

Esta é a primeira exibição presencial do documentário, que já foi compartilhado de forma online pelo Cine Teatro Cuiabá no aniversário da cidade. Também integrou a Mostra de Telefilmes da programação online do Cinemato 2021 – 20º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

O filme é resultado da relação que Marithê Azevedo tem com a cidade por meio de suas pesquisas e poéticas urbanas há mais de uma década. De acordo com a sinopse, é uma reflexão sobre as múltiplas culturas que habitamos, tendo como cenário a cidade de Cuiabá. A metáfora de uma árvore - um grupo de pessoas desenha enquanto reflete sobre a cidade. As raízes são ancestralidade, o tronco é atualidade, e a copa surge como futuro.

O Cine Teatro Cuiabá é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e é administrado via contrato de gestão compartilhada com a Associação Cultural Cena Onze. Para mais informações sobre a programação e valores, acesse o site do Cine Teatro Cuiabá. (*com assessorias)

angélica almeida

temporada

"As cores que habitamos" tem direção de Marithê Azevedo

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet