LANÇAMENTO/LIVRO

Clovis, por Anna Maria e Ruth Albernaz



clovis miolo

Clovis Matos cumprindo sua missão e retratado pela arte de Ruth Albernaz

A vida e as andanças do criador do projeto Inclusão Literária em Mato Grosso  poderão ser conhecidas em uma narrativa literária. Rosiceli de Arruda (Madona) é a proponente do projeto "Clovis Matos como Mestre da Cultura" pelo edital da Lei Aldir Blanc, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.  

Um dos resultados desse trabalho poderá ser conhecido a partir da próxima quinta-feira (12), às 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá, quando o livro “Vovô Clovis: o espalhador de livros” estará sendo lançado. As autoras são Anna Maria Ribeiro Costa e Ruth Albernaz Silveira.  

clovis miolo

Obra publicada pela Entrelinhas Editora

"Clovis, radiante de alegria ao saber que seu nome fora contemplado no Edital Conexão Mestres da Cultura, me convidou para escrever sua biografia. Logo logo formamos uma equipe integrada por Ruth Albernaz, ilustradora, e Maria Teresa Carrión Carracedo, da Entrelinhas Editora", contou Anna Maria. Ela ressalta que à essa equipe foi designada a tarefa de ligar afetivamente escrita e desenhos e realizar o sonho de ver a história do “espalhador de livros” cuidadosamente guardada nas páginas de um livro, ávido por leitores.

A autora explica que, em tempos de pandemia, por vários meses, os encontros aconteceram em reuniões on-line, nas tardes das sextas-feiras. "De comum acordo, eu e Clovis elegemos uma menina traquina de cabelos longos e ondulados para narrar a história. Na leitura do livro, sua identidade é revelada logo na primeira página", disse Anna.

Clovis Rezendes Matos, personagem narrado e desenhado na obra,  há mais de uma década vem incentivando crianças e jovens a gostar de livros, a adquirir o hábito de leitura. À frente do Projeto Inclusão Literária, com Furiosa, Branquinha e Lobo Guará, veículos que conduzem o vovô conhecido por “espalhador de livros”, semeia novos leitores por este Mato Grosso afora e outros Estados.

A importância do Inclusão Literária é escancarada, quando se considera os dados alarmante na área da formação escolar de crianças e jovens no Brasil. São cerca de  11 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever e o País apresenta uma média anual de 2,43 livros lidos por pessoa, número considerado baixo se comparado a Índia e a China, países que mais leem no mundo. O número de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos fora da escola atinge 2,8 milhões. Sem falar de outro número assustador de crianças e adolescentes que deixam a escola sem concluir as etapas do Ensino Fundamental e Médio.

As autoras

Anna Maria Ribeiro Costa nasceu no Rio de Janeiro, mas reside em Mato Grosso desde 1982. É pós-doutora em Ciências Sociais, professora e escritora. Dedica-se aos livros e a escrever histórias de seres sobrenaturais e de gentes que querem mudar o mundo, colorir com revelações de respeito ao próximo e à natureza. É conhecida como uma waluta, espécie do Cerrado, nome que recebeu dos indígenas da etnia Nambiquara ao observarem seus hábitos alimentares. 

Ruth Albernaz Silveira é mato-grossense. É doutora em Biodiversidade e artista visual interdisciplinar. Pode ser definida como “uma grande passarinha”, como muitos acreditam. Sua espécie? Talvez seja do Cerrado, do Pantanal. Ou dos dois. Ou de outros mais biomas, por ter nascido em Chapada dos Guimarães, região desenhada por vegetação muito variada. Ruth é uma estudiosa da biodiversidade amazônica, conhecimento que se junta às Artes Plásticas e à Educação Ambiental. Para entender sua Arte basta movimentar os olhos para acompanhar o voo de seu pincel. (*com assessoria) .

 

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro “Vovô Clovis: o espalhador de livros”
Edição ilustrada, em policromia
QUANDO: dia 12 de agosto, às 19h
ONDE: Cine Teatro Cuiabá

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet