SESSÃO VITRINE

4 filmes de premiado cineasta brasileiro



mascaro

"Ventos de agosto", filme de ficção lançado em 2014

Alguns cineastas brasileiros, pela qualidade da produção, têm conseguido ótima visibilidade para além das fronteiras do Brasil, além de se destacarem também em eventos cinematográficos nacionais.

Num piscar de olhos dois diretores me surgem de imediato: Kleber Mendonça Filho e Karim Aïnouz, já amplamente citados aqui no tyrannus. Outro também já mencionado no site passarinho é o pernambucano Gabriel Mascaro, cineasta e artista visual, vencedor de inúmeras premiações no Brasil e em outros países.

Dois de seus filmes mais recentes. "Boi Neon" (2015) e "Divino Amor" (2019) tiveram grandes projeções nacional e internacional. Mas quatro filmes mais antigos dele, a partir desta terça (30), serão compartilhados online em março e abril, através da Sessão Vitrine, que exibe, via online, semanalmente, produções pinçadas criteriosamente.

"Avenida Brasília Formosa", "Um lugar ao sol", "Doméstica" e "Ventos de agosto" são os filmes que serão compartilhados, numa espécie de mostra alusiva ao cineasta, nesse períoto citado acima. Confira abaixo as datas e informações sobre esses filmes.

Os quatro filmes ficarão compartilhados no facebook do Cine Teatro Cuiabá, por um período de 48 horas (das 19h30 das terças-feiras até as quintas-feiras, no mesmo horário), considerando as datas em que serão exibidos.

Há quase dois anos o tyrannus reproduziu uma entrevista de Mascaro, realizada pelo jornal El País. Essa conversação pode ser lida no link...

http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/11970/cineasta-fala-de-cinema-e-outras-coisas

mascaro

"Um lugar ao sol", documentário produzido em 2011

 

Sessão Vitrine

A Temporada de Filmes Sessão Vitrine é realizada pelo Cine Teatro Cuiabá e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT) e conta com apoio do Cineclube Coxiponés (PROCEV/UFMT), Rede Cineclubista de Mato Grosso e MTCINE. A programação é resultante de parceria de mais de quatro anos com a Vitrine Filmes, importante distribuidora de filmes brasileiros e estrangeiros com apelo autoral e independente. 

Filmes que serão compartilhados

30/3 - Avenida Brasília Formosa (2011, 85')

Sinopse: O cinegrafista e garçom Fábio mora no Recife, onde registra com uma câmera os eventos que se passam no bairro de Brasília Teimosa. Um dia, ele é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook de candidatura para o Big Brother Brasil. O filme costura as diferentes aspirações profissionais destas duas pessoas, usando a avenida como pano de fundo.

06/04 - Um lugar ao sol (2011, 65’)

Sinopse: O documentário aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor obteve acesso aos moradores das coberturas através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro são catalogados 125 donos de cobertura. Destes 125, apenas 09 cederam entrevistas. Através dos depoimentos dos moradores de cobertura, o filme traz um rico debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, status e poder, e constrói um discurso sensorial sobre o paradigma arquitetônico e social brasileiro.

mascaro

?Doméstica?, um ensaio sobre o trabalho e o afeto

13/04 - Doméstica (2013, 75’)

Sinopse: Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.

27/04 – Ventos de agosto (2014, 74’)

Sinopse: Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega na Vila para registra o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. O mês de agosto marca a chegada das tempestades e das altas marés. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar.

"Ventos de agosto" foi resenhado pelo tyrannus em 2014, ano em que foi selecionado (e premiado) no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, quando para o DF fomos com o intuito de assistir e escrever sobre os filmes do evento.  Confira essa resenha em...

http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/4659/historia-se-passa-em-lugarejo-litoraneo

mascaro

"Avenida Brasília Formosa", filme realizado em 2011

 

SERVIÇO

O QUE: compartilhamento online do filme "Avenida Brasília Formosa", de Gabriel Mascaro
ONDE: no facebook do Cine Teatro Cuiabá
LINK: http://facebook.com/cineteatrocuiaba 
QUANDO: de terça (30/03), às 19h30, até quinta (01/04), até às 19:30
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

 



*Com informações de vários sites

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet