SOS PANTANAL

Agilizar a distribuição de recursos



ahmad jarrah

sos pantanal

 

O SOS Pantanal Animais do Pantanal MT surgiu a partir de um grupo de amigos no whatsapp. Há aproximadamente dois meses, se mobilizaram em defesa da vida dos animais do pantanal, vítimas dos incêndios que se alastram pela planície inundável.

Para o grupo, neste momento, a prioridade é a agilização dos recursos governamentais, anunciados recentemente, na ordem de dez milhões de reais.

Os organizadores e integrantes do SOS Animais do Pantanal MT, solicitam  junto aos gestores públicos, responsáveis pela distribuição desses recursos que se sensibilizem e agilizem o mais rápido possível sua disponibilização, contemplando também o apoio aos trabalhos de obtenção e transporte de água e alimentos, para os animais do pantanal.   

O grupo vem atuando na base do voluntariado, composto por pessoas dispostas a arregaçar as mangas em todos os sentidos, incluindo ações organizacionais e práticas.

Com o avanço dos incêndios, o grupo vai ganhando adesões de pessoas físicas e jurídicas, e vem recebendo doações financeiras que, infelizmente, não estão sendo  suficientes para conter a destruição que o fogo vem causando no bioma pantaneiro que, além da beleza exuberante, também apresenta fragilidade e já sofreu danos irreparáveis em todo seu ecossistema.

bruna obadowski

sos pantanal

 

O trabalho desse grupo de voluntários consiste basicamente em providenciar alimentos e água que, diariamente, são transportados para diversos pontos do pantanal, onde a fauna e a flora já foram destruídas numa proporção ainda imensurável.  Arrecadação de medicamentos para tratar os animais que foram atingidos pelo fogo, também e foco do grupo.

Não é exagero dizer que os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se situa a área pantaneira, estão enfrentando uma grande tragédia, e essa ação coletiva e espontânea, apesar de receber apoio de todas as formas, ainda é insuficiente para contornar os efeitos do fogo.

"O trabalho logístico de obtenção e transporte de água e alimentos para os animais é tão importante, quanto a ação de contenção das queimadas", frisa Márcia Venturini, empresária e voluntária, uma das criadoras do SOS Animais Pantanal MT.

Os incêndios no pantanal têm sido tema nas mídias nacional e internacional. "Agradeço de coração as pessoas que estão somando conosco e destaco que nosso movimento não tem propostas políticas ou particulares. Cuidar da vida é um trabalho humano acima de tudo", frisa Márcia.

A equipe de voluntários que já está atuando é grande, mas ainda insuficiente para atender a demanda. O responsável pelas frentes de trabalho no Pantanal de MT está a cargo do Coronel Barroso, oficial reformado do Corpo de Bombeiros de MT. 

As doações financeiras vêm de voluntários engajados nesta ação coletiva, pessoas físicas, representantes de instituições públicas,   privadas e ongs de Mato Grosso, de vários estados brasileiros e até mesmo, internacionais.

As doações devem ser feitas através da conta Banco Sicredi (748) Ag 810  C/C  40302-2  em nome do Instituto Ação Verde com CNPJ 09115652/0001-46.  A prestação de contas da utilização dos recursos doados será feita através das mídias sociais do Instituto Ação Verde, parceiro do SOS Animais do Pantanal MT, através dos endereços  @sos_animais_do_pantanal_MT  ou @ institutoacaoverde.  

Mais informações podem ser obtidas através de Márcia Venturini (65 999827868). As fotos publicadas (e recortadas) nesta matéria foram feitas por Ahmad Jarrah e Bruna Obadowski, originalmente para o site http://alente.com.br/

 

ahmad jarrah

sos pantanal

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet