UFMT

Foco na vulnerabilidade social



projetos

A desigualdade de gênero na sociedade é uma questão a ser enfrentada, o que faz com que projetos com esse recorte mereçam investimento público

A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) e a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), abrem Edital do Programa de Bolsa Extensão Ações Afirmativas (PBEXT AF) Mulheres, Gênero e Interfaces na Pandemia – COVID-19. O objetivo é conceder bolsa extensão para projetos que atendam ao recorte temático, contemplando pessoas e populações em situação de vulnerabilidade social.

A ação promoverá debates sobre a desigualdade de gênero, feminismo e direitos das mulheres, com recorte de raça, etnia, classe, orientação sexual, e o lugar das mulheres na sociedade e nas suas comunidades. Possibilitará a criação de espaços, como observatórios, clubes para discutir violências sofridas pelas mulheres e como combatê-las, para divulgação, conscientização e ações de acolhimento.

O atual contexto de isolamento social mostra como as mulheres estão sendo afetadas pela pandemia, um dos exemplos é o aumento expressivo nos casos de feminicídios. “O edital vem suprir uma demanda da sociedade de trabalharmos com ações específicas de enfrentamento e prevenção com questões ligadas às mulheres, e mulheres de todos os tipos e de diferentes comunidades”, ressalta a técnica administrativa Sandra Jung de Mattos, coordenadora de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Apoiar ações recortadas pela questão de gênero é fundamental no atual contexto da vida brasileira e mato-grossense. A desigualdade de gênero na sociedade é uma questão a ser enfrentada, o que faz com que projetos com esse recorte mereçam investimento público”, afirma a professora Erivã Garcia Velasco, pró-reitora de assistência estudantil.

A docente ainda destaca que o edital também está voltado para estudantes em situação de vulnerabilidade socieconômica. “Eles terão a possibilidade, por meio da extensão, de viver a formação num momento tão peculiar da história brasileira e mundial, de áreas diferentes da formação profissional, mas com esse propósito muito comprometido com o conhecimento e com mudanças da realidade”.

“As ações que envolvem a Extensão Universitária, indissociável do ensino e pesquisa, impactam diretamente nas comunidades envolvidas, promovendo a transformação para o desenvolvimento, levando sempre em consideração a realidade e a necessidade da sociedade nas áreas da cultura, economia, política e social”, conclui a técnica Sandra.

As propostas dos projetos devem voltar-se para essas comunidades em situação de vulnerabilidade social. Devem prioritariamente envolver estudantes graduandos ingressantes por meio de Cotas, ou seja, estudantes oriundos de escola pública, estudantes com renda per capita familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio; estudantes indígenas, quilombolas; e estudantes ingressantes por Programas de Ações afirmativas da UFMT (PROIND, PROINQ).

Serão distribuídas 100 bolsas, com duração de 4 meses, para os projetos que atenderem todas as exigências. As propostas enviadas pelos participantes - servidores docentes em atividade ou aposentados e técnico-administrativos em educação - serão avaliadas considerando Análise do Mérito e Relevância Social. A Câmara de Extensão avaliará e indicará o número de bolsas a serem concedidas para cada projeto.

A proposta deverá explicitar, de forma clara e detalhada, o resumo, a justificativa, os objetivos, a metodologia entre outros, confira o edital na íntegra. Os estudantes de graduação que concorrerão às bolsas de extensão dos projetos devem estar regularmente matriculados.  As formulações e submissões serão feitas exclusivamente no Sistema de Extensão (SIEx), até o dia 07 de agosto. (*com assessoria)


Confira todas as exigências do edital em https://www.ufmt.br/unidade/extensao-procev

Para formular e submeter os projetos no SIEx, vá ao link https://sistemas.ufmt.br/ufmt.portalsistemas


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet