FÓRUM

Workshop na 2ª e Plano de Cultura 3ª



Nesta segunda (26), das 14h às 18h, acontece no auditório da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, um workshop sobre a implantação de Sistemas de Cultura. A iniciativa é uma prévia do II Fórum Estadual de Planejamento da Cultura, que acontece no dia seguinte (27), das 9h às 18h, no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa.

Para o evento do dia 26 o público-alvo é formado, principalmente, por gestores públicos municipais de Cultura de Mato Grosso. O tema do Fórum é o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e o Plano Estadual de Cultura (PEC).

Representando o Ministério da Cultura (MinC) estará presente no evento o coordenador de Monitoramento e Institucionalização do SNC, Pedro Ortale. Ortale fala sobre a Integração de estados e municípios ao Sistema. Na sequência serão apresentados e discutidos em plenária os principais itens do Plano Estadual de Cultura: Diretrizes, Estratégias, Ações e Metas.

A realização é do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional do MinC. O Plano Estadual de Cultura é um instrumento de gestão, com prazo de execução de dez anos, elaborado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da SEC, em parceria com o Ministério da Cultura e a participação dos gestores públicos e sociedade civil nos municípios do estado.

As discussões dessa temática em Mato Grosso têm ocorrido por meio da realização de seminários, videoconferência e fóruns de cultura, sempre contando com a participação de representantes de todos os polos regionais do estado e dos segmentos artísticos e culturais. Nos meses de julho e agosto foram realizados dezesseis Fóruns Regionais nas doze regiões de planejamento do estado. Em cada fórum regional foi discutido pelos participantes a situação da cultura na região e estabelecidas as principais prioridades para o setor.

Os fóruns regionais foram etapas preparatórias para o 1º Fórum Estadual de Planejamento da Cultura, realizado em 24 de agosto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Neste evento foram apontadas pelos participantes as principais prioridades que vêm norteando a construção do Plano Estadual de Cultura e constituída a Câmara Estadual de Planejamento da Cultura, composta por 26 membros com representantes de todos os pólos regionais e dos segmentos artísticos.

A Câmara Estadual de Planejamento da Cultura é a instância responsável pela elaboração dos principais itens do Plano e seus membros estiveram reunidos em Cuiabá nos meses de setembro e outubro. O coordenador do Fórum, Rômulo Fraga, informa que a minuta do Plano Estadual de Cultura deverá ser encaminhada pela Secretaria de Estado de Cultura à Casa Civil ainda no primeiro semestre de 2013 para que, após apreciação, seja encaminhada para a Assembleia Legislativa, a fim de que, transformado em lei, adquira a estabilidade de política de Estado.

Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet