CINE TEATRO

Repertório especial para o Rei do Baião



O compositor e violonista cearense que participa dos concertos

A Orquestra de Mato Grosso encerra sua temporada 2012 neste domingo engrossando o coro das homenagens a Luiz Gonzaga no ano de seu centenário.  Apresenta um repertório dedicado às canções do Rei do Baião – especialmente arranjadas para orquestra-, com a participação do experiente Nonato Luiz, versátil compositor e violonista cearense, autor de mais de 500 peças musicais de vários estilos, da valsa ao baião, do blues ao xote.

O concerto de hoje  acontece às 19h e os ingressos estão a 5 e 10 reais, no Cine Teatro Cuiabá. Podem ser adquiridos na bilheteria do local ou pelo site ingresso.com. Informações: 3027-1824.

Sob a batuta do maestro Leandro Carvalho, a Orquestra do Estado de Mato Grosso exibirá peças “Sobre Temas de Luiz Gonzaga”, de Cyro Pereira – um dos fundadores da Orquestra Jazz Sinfônica e maestro dos famosos festivais de música brasileira da Rede Record. Também contempla o repertório, “Tributo a Luiz Gonzaga”, de Gonzaguinha e, como não poderia deixar de faltar, Asa Branca e Assum Preto, com arranjos de Liduino Pitombeira. Composições de Nonato Luiz completam o repertório.

“A música do Rei do Baião está eternizada, além de estar reconhecida como veículo cultural dos costumes de um povo, sua importância musical e social lhe dá o status de erudita. Falando apenas musicalmente, os xotes e outros ritmos que vieram a integrar o universo de Gonzaga, vêm das danças e dos salões europeus, do berço da música erudita”, explica Nonato Luiz.

Devido a seu convívio com a música erudita, iniciado na adolescência, e sua admiração especial pela música barroca, observa-se que, além de todas as linguagens musicais citadas, muitas de suas peças guardam também fortes relações como esse universo musical.

Como concertista, possui uma carreira internacional consolidada, por apresentar-se em várias partes do mundo, principalmente pelo continente europeu, passando pela Alemanha, França e Áustria. Neste último país, apresenta-se constantemente desde 1985 no Mozarteum, sala dos grandes instrumentistas do mundo, localizado em Salzburg, terra natal de W.A. Mozart.

Realização

A Temporada 2012 da Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Patrocinadores: Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos, Eletrobras Eletronorte, Bimetal e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio cultural: Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Soul Propaganda, Tauro Motors e Sistema FeComercio/ SESC/ SENAC.

Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet