TEATRO NA ESCOLA

Último dia de "O amor de Sakuntala"



Entra ano, sai ano... lá estão os alunos da Escola Livre Porto de Cuiabá subindo ao palco com as mais diferentes montagens teatrais. Um esforço e uma persistência que merecem reconhecimento. Para 2012 eles prepararam o espetáculo "O amor de Sakuntala", que tem sua última apresentação neste domingo, às 20h, no Espaço Cultural Liu Arruda, no Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Mas, que nome estranho esse... Sakuntala. Pudera, a peça é baseada em obra de um autor hindu que viveu provavelmente no século V. Kalidasa, um dos mais importantes do seu tempo e, dizem, precursos de Shakeaspeare. Na história, um rei se perde num bosque enquanto caçava e lá encontra uma jovem filha de um sábio e uma ninfa. Claro que se apaixonam.

A encenação deste épico da literatura indiana está a cargo dos alunos do 8º ano da Livre Porto. . “A gente sente que foi um passo a mais dado para a concretização do objetivo comum, que é a formação de seres despertos para o mundo”, explica a professora da turma que encena e coordenadora do projeto, Laura Diniz.

Essa iniciativa de colocar os alunos para fazer teatro vem sendo realizada desde 1995 na escola. O teatro, na verdade, é uma disciplina inclusa no currículo nesse nível de escolaridade. “Desse modo o jovem vai se lapidando, buscando fontes, exemplos e conceitos sobre justiça, verdade, honra, sonhos e liberdade que vão consolidando ao longo do tempo. Vemos aí um pássaro que diante de tão grande céu, busca alçar voo, descobrindo o seu verdadeiro Eu! Nesse momento, fica clara a intenção do teatro”. A explicação é da coordenadora da escola, Ana Maria Pagliarini.


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet