RETROSPECTIVA

São 200 obras do grande artista catalão



 

Grandes museus europeus, o Reina Sofia (Madrid) e o Pompidou (Paris), estão unidos numa grande retrospectiva do espanhol Salvador Dalí, que foi aberta nesta quarta-feira (21) em Paris. São 200 obras entre pinturas, esculturas, desenhos e instalações de um dos mais excêntricos artistas da história das artes.

A exposição permanece até março de 2013 e a expectativa é a de que a visitação ultrapasse mostra de Dalí com a mesma envergadura que aconteceu há mais de 30 anos no Pompidou, que recebeu quase 900 mil visitantes.

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech nasceu em Figueres em 1904 e se mandou no ano de 1989. Autor de um trabalho surrealista, costumava combinar imagens bizarras e oníricas, com uma plasticidade impecável. Foi influenciado pelos mestres do Renascimento e também atuou em artes como o cinema, a escultura e a fotografia, além de ter poemas também surrealistas. Chegou a desenvolver parcerias com a Walt Disney e Alfred Hichcock.

Sua extravagância era tamanha que, às vezes, incomodava seus admiradores e os próprios críticos que se viam obrigados a conviver com seu estilo de ser demasiado teatral.

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet