ÚLTIMA SESSÃO

Documentário de filha de Tati fecha mostra



Jacques Tati e o bom humor, na frente e por trás das câmaras

Domingo bom para aproveitar a última sessão da mostra "Tati: seguindo os passos do Sr. Hulot". A entrada é franca e a sessão é um pouco mais cedo, às 18h30, no Sesc Arsenal. Nesta sessão derradeira, em cartaz, um documentário com e sobre Tati, mas com a direção de sua filha, Sophie Tatischeff.

O documentário apresenta Tati por trás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Como base nesses registros, Sophie deu vida a este material, um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções. A produção é de 1986, com 52 minutos.

O público cuiabano teve a oportunidade de conhecer um cineasta original, bastante autoral, que teve a capacidade de mostrar o mundo segundo a sua ótica, que revela uma profunda admiração por tudo que existe de mais singelo e simples na vida.

A fase mais efervescente de sua criação foi entre 1950 e 1960, período em que a sétima arte passava por intensas transformações. Hollywood mostrava-se rejuvenescida, na França, críticos de cinema como Godard e Chabrol, tornavam-se cineastas que tinham muita coisa nova a dizer e mostrar e países como Japão, Itália e Inglaterra experimentavam movimentos de cinema vanguardista. Até o Brasil, através do cinema novo e do cinema marginal.

Nessa época em que as informações e as ideologias pipocavam no universo, Tati soube, com maestria, focar sua lente contemplativa naquilo que acontece ao nosso entorno mais próximo.
(com informações do site http://cinecafe.wordpress.com/category/artigos/, texto de Guilherme Bakunin)



Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet