 |
Espetáculo foi concebido em torno de Vinícuis de Morais e a coreografia é voltada para a linha do movimento moderno e contemporâneo
|
|
“Poemas de uma vida”. Boa oportunidade para os apreciadores da arte da dança conhecerem o trabalho da Cia de Dança Juliana Carlleto neste sábado (27), a partir das 20 horas, no Teatro do Sesc Arsenal, com entrada franca. O espetáculo integra a programação do Panorama Sesc de Dança, que prossegue até amanhã (28).
A coreografia é construída a partir da trajetória de vida do poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes e foi composta essencialmente pela linha de movimento moderno e contemporâneo. Os bailarinos dançam e interpretam as coreografias como se revivessem momentos inesquecíveis da vida do consagrado autor. O espetáculo perpassa pela vida e obra de Vinícius de Moraes, contando sua história de forma única e emotiva. A cada compasso reconstrói-se o percurso de uma vida para relembrar uma obra que já se eternizou no meio literário e ainda, pode ser reinterpretada e aclamada pelo universo da dança.
Vinícius de Moraes nasceu em 1913 no Rio de Janeiro, cidade onde também morreu em 1980. Foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Foi um boêmio inveterado e também grande conquistador, casando-se nove vezes. Sua vida e trajetória dariam um texto à parte. Sua obra é intensa e vária, adentrando-se na literatura, teatro, cinema, música e, porque não, na dança, conforme mostra esta companhia paranaense. Com este espetáculo, a Cia viajou em junho deste ano para Alcobaça (Portugal) onde,a convite dos organizadores,participou do Festival Cisterdança. O espetáculo é coreografado e dirigido por Juliana Carletto.
SOBRE A COMPANHIA
A Cia de Dança Juliana Carletto foi fundada em 1999 com o objetivo focado na divulgação da linguagem corporal do Jazz Dance. Através de sua evolução na dança e expressões corporais atingiu a linguagem do Modern Jazz, dando origem a vários espetáculos apresentados ao público. Ao longo de sua trajetória, vem participando de diversos eventos e festivais de dança renomados no Brasil que fizeram com que a companhia se tornasse conhecida. Eventos como: Festival Internacional de Joinville (SC), Festival Mery Rosa (Itajaí/SC), Festival Passo de Arte (Indaiatuba/SP), dentre outros nos quais recebeu uma série de premiações e reconhecimento da crítica especializada.
A partir de 2005, a Cia. iniciou a fase de pesquisas na linguagem Modern Jazz, de onde surgiu o espetáculo Origens, marco inicial de uma fase repleta de pesquisas sobre movimento e as mais diferenciadas linguagens corporais. Nos anos seguintes, a mesma linha de pesquisa levou aos palcos curitibanos mais três espetáculos: "Colcha de Retalhos", "O Destino na Palma das Mãos" e "5 sentidos".
O ano de 2009 foi dedicado exclusivamente ao estudo literário e coreográfico da obra apresentada neste projeto, o então chamado "Poemas de Uma Vida", baseado na vida e obra de Vinícius de Moraes.
Em 2010, a pesquisa para o espetáculo "Follia", foi dedicado ao estudo da loucura e do stress dos dias atuais. O qual repercutiu com muito sucesso de critica e de público. A proposta de 2011, "Laços", foi de um espetáculo com uma nova proposta: o Ateliê Coreográfico. Com isso, os bailarinos tiveram a oportunidade de pesquisar, criar e reproduzir suas próprias coreografias em um espetáculo maravilhoso.
SERVIÇO O QUE: espetáculo de dança “Poemas de Uma Vida”, com a Cia de Dança Juliana Carlleto ONDE: Teatro do Sesc Arsenal QUANDO: sábado (27/10) HORÁRIO: 20 horas QUANTO: entrada franca
|