NOVAS CANÇÕES

De Estela Ceregatti e Rossini Pinto



coral miolo

 

Com 08 vídeos lançados até o momento, o Núcleo segue sua programação digital para celebrar mais um aniversário, desta vez, o da Universidade Federal de Mato Grosso, que em 2021 comemora 51 anos. Para a ocasião, as canções escolhidas foram "Pedra", de Estela Ceregatti, nas vozes do Coral UFMT, e "Alguém na Multidão", de Rossini Pinto, pelo Coral da 3ª Idade da UFMT. Os vídeos estarão disponíveis no canal oficial do coro nos dias 10 e 11 de dezembro, às 19h, respectivamente.

"Para a programação deste ano, preferimos cantar a vida, a oportunidade do renascimento da memória e da perseverança frente às adversidades que surgiram desde março de 2019 até o momento", explica a maestra do Coral UFMT e diretora artística do Núcleo, Dorit Kolling. 

Além da vida, o grupo canta o senso do cuidado com o próximo e o lugar em que o ser humano está imerso. E esses sentimentos ficaram mais evidentes e aflorados durante a pandemia. “Queríamos reforçar esse olhar com as músicas escolhidas, pois em uma canção se grita pela vida e na outra, celebra-se os momentos vividos”, ressalta Kolling.

Ainda sobre as canções, “Pedra” foi escolhida também pela importância da mulher presente no cenário cultural mato-grossense, uma vez que Estela Ceregatti é musicista, compositora e filha desta terra. A canção também já fez parte do repertório do concerto do Coral para o tricentenário de Cuiabá, o “Claro Canto Cuiabá”.

Por outro lado, “Alguém na Multidão” é uma ode à memória dos participantes do Coral da 3ª Idade, já que a música fez parte da juventude dos coralistas do grupo nos idos dos anos 60.

Para o regente do Coral da 3ª Idade, Talles Matos, a música foi inicialmente pensada para o concerto “Cantores do Rádio”, com realização prevista para 2020. 

“Com o advento da pandemia, tivemos que adiar o espetáculo. Mas em 2021, o grupo topou o desafio de voltar aos ensaios, mesmo que de forma remota, e a música surgiu no repertório por se tratar de uma canção alegre e nostálgica. Considero que a alegria tinha que estar presente no repertório de 2021, por isso “Alguém na Multidão” não poderia estar de fora”, explica Talles. 

Coral UFMT

O Coral UFMT desenvolve há 41 anos um trabalho musical voltado aos estudantes de diversos cursos da universidade, professores, servidores e comunidade em geral. Com um repertório variado, indo do popular ao erudito, da música a cappella ao repertório sinfônico, o Coral UFMT divulga seu trabalho muito além dos muros da universidade e das fronteiras mato-grossenses.  

Desde sua criação, o grupo já realizou inúmeros concertos e apresentações em Cuiabá, Mato Grosso e em diversos estados do Brasil. No exterior, apresentou-se no Uruguai, no Paraguai, na Argentina e no Panamá. 

Desde agosto de 1989, o Coral UFMT está sob direção artística e regência da maestra Dorit Kolling.

Coral da 3ª Idade da UFMT

O Coral da 3ª Idade da UFMT é um projeto de extensão criado em 1999 e faz parte do Núcleo Coral UFMT. O grupo oferece um trabalho artístico-cultural e social à pessoa idosa. Ao longo de sua trajetória, o Coral da 3ª Idade já realizou inúmeros concertos e apresentações artísticas na UFMT e em Cuiabá. Atualmente está  sob a regência do músico e servidor Talles Matos. (*com assessoria)


SERVIÇO

Estreia - Música "Pedra", de Estela Ceregatti
Dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 19h
Canal Oficial do YouTube - https://youtube.com/coralufmtoficial

 

Estreia - Música "Alguém na Multidão", de Rossini Pinto
Dia 11 de dezembro, sábado, às 19h
Canal Oficial do YouTube - https://youtube.com/coralufmtoficial

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet