LANÇAMENTO

Livro é fruto de pesquisa sobre cultura



livro miolo

 

Com um olhar apurado sobre as identidades urbanas da capital matogrossense, uma pesquisadora do Programa de Pós-graduação Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT) uniu suas paixões e questionamentos no livro “Guia de Identidades de Cuiabá Contemporânea: registro de um olhar sobre a cidade, em busca de vestígios de nossas identidades”. Com lançamento online na próxima segunda-feira (26), a obra já está disponível para ser adquirida.

“Sou cuiabana de criação, foi nas ruas dessa cidade que eu cresci. Por muito tempo no desenvolver na pesquisa para o guia, eu pensava pesquisar apenas sobre Cuiabá e suas várias identidades, mas para além disso, foi um processo de olhar para as identidades que atravessaram as minhas experiências nas ruas desta cidade. Espero que o Guia de Identidades da Cuiabá Contemporânea seja uma oportunidade do leitor olhar para as várias manifestações que acontecem por Cuiabá e valorizar a diversidade das nossas referências culturais que estão por aí espalhadas nos espaços públicos da cidade”, destacou a autora Ana Vittori Frigeri.

Inspirada pela aproximação dos 300 anos de Cuiabá, em 2017, Ana Frigeri, quando ainda era graduanda na FAET, iniciou sua pesquisa sobre identidades locais, tomando como base a leitura do espaço urbano e das várias possibilidades de vivenciá-lo, percebendo a cidade como laboratório para evidenciar elementos identitários de “cuiabanidades”.  Com a importância do tema, a  pesquisa se transformou em tese para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“O livro é um produto que resultou do meu trabalho final de graduação em Arquitetura e urbanismo, no qual eu buscava pesquisar mais sobre a identidade, mas na verdade identidades que se materializam no espaço público urbano no período da pesquisa, que foi entre 2017 e 2018.  Tudo isso a partir das minhas experiências pelos espaços públicos da cidade, junto com as ferramentas que busquei aprender sobre a leitura e compreensão do espaço na graduação na UFMT e com as pesquisas desenvolvidas pelo Épura (Grupo de Pesquisa e Extensão Estudos de Planejamento Urbano Regional - UFMT)”, contou a mestranda.

Embora a obra seja uma pesquisa com um começo acadêmico, a autora se preocupou para que fosse um livro acessível a todos. De forma que, a produção é de fácil leitura, com forte apelo visual, contendo vários mapas e imagens da cidade.

“O Guia de Identidades de Cuiabá Contemporânea é um convite para cuiabanos de “tchapa y cruz, “paus rodados”, pesquisadores, curiosos e apaixonados por cultura, patrimônio e Cuiabá, conhecerem as várias facetas dessa cidade tricentenária no centro-oeste do Brasil”, explicou a autora.

“Um dos principais objetivos do livro é estimular o conhecimento e reconhecimento de alguns patrimônios materiais de Cuiabá, como igrejas, prédios e monumentos históricos. Reunindo aportes teóricos para pesquisas e informações para quem busca uma visão mais completa do espaço cuiabano. Na obra o olhar se divide em  Cuiabá antiga, Cuiabá moderna, Cuiabá nos muros, Cuiabá nas ruas e Cuiabá do alto”, concluiu Ana Vittori Frigeri.

A publicação é uma ação da  Lei Aldir Blanc, por meio do Edital 03/2020 da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.

Para adquirir a edição física do livro clique no link

https://www.carliniecaniato.com.br/livro/guiadeidentidadesdacuiabacontemporanea

 

(Texto reproduzido do site da UFMT)


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet