
Marat Descartes e Maria Galant estão em "Mulher do Pai"
"Mulher do Pai" é a coprodução Brasil/Uruguai que entra em cartaz nesta terça (12), na retomada da Sessão Vitrine, em 2021, iniciativa que traz filmes selecionados criteriosamente para o público cuiabano.
Até o final do ano passado, a Sessão Vitrine oferecia dois filmes por semana, sendo um presencial e outro online. Com o avanço da pandemia, os organizadores optaram, como era de se esperar, pelo cancelamento das sessões presenciais.
O filme, do gênero drama, entra em cartaz nesta terça, a partir das 19h30, permanecendo até a quinta (14), no mesmo horário. O acesso é gratuito mediante link com senha compartilhada a partir das 19h30 de terça no https://www.facebook.com/cineteatrocuiaba .
"Mulher do Pai" (2016) marca a estreia na direção em longas da gaúcha Cristiane Oliveira. A classificação indicativa é para maiores de 12 anos e o filme tem 94 minutos de duração. Estão no elenco, entre outros, Maria Galant, Marat Descartes, Veronica Perrotta, Amélia Bittencourt
Na trama, Ruben, um tecelão cego, e Nalu, sua filha, moram no campo, perto da fronteira entre Brasil e Uruguai. Quando ele percebe que a filha, aos 16 anos, já é uma mulher, uma perturbadora proximidade surge entre os dois. O estranhamento inicial dá lugar ao ciúme quando Rosario, uma atraente uruguaia, ganha espaço na vida de ambos.
O filme tem conquistado o público e também recebe comentários elogiosos da crítica especializada, obtendo ótima cotação, em média, 4, de 5 estrelas disponíveis. "Tocante sem se render a draminhas artificiais, 'Mulher do Pai' tem confiança no mundo que criou e nas trajetórias dos personagens", escreveu Pablo Villaça para o site http://cinemaemcena.com.br/ .
Para Adriano Garrett, em https://cinefestivais.com.br/ , "o que coloca o trabalho de Cristiane Oliveira acima da média na produção de jovens realizadores no País é a sua precisão nos enquadramentos e a paciência para dar aos planos a duração que necessitam, deixando sempre alguma espécie de intangibilidade à espreita".

Um filme tocante e que não se rende a draminhas artificiais
Prêmios e festivais
"Mulher do Pai" venceu os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Verónica Perrotta) e de Melhor Fotografia no Festival do Rio 2016. Foi uma das produções brasileiras selecionadas para o Festival Internacional de Cinema de Berlim (2017).
Na Mostra de São Paulo, em 2016, faturou o Prêmio Abbracine, no Cinema Jovem – Valencia International Film Festival (2017) foi premiado como melhor roteiro e também foi contemplado como o Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro em 2018.
Sessão Vitrine
A Temporada de Filmes Sessão Vitrine é realizada pelo Cine Teatro Cuiabá e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT) e conta com apoio do Cineclube Coxiponés (PROCEV/UFMT), Rede Cineclubista de Mato Grosso e MTCINE. A programação é resultante de parceria de mais de quatro anos com a Vitrine Filmes, importante distribuidora de filmes brasileiros e estrangeiros com apelo autoral e independente. (*com informações de vários sites)

Filme conquistou vários prêmios e foi ao Festival de Berlim