LIVRO/LANÇADO

Fotos de Rai Reis, texto de Olga Castrillon



caceres miolo

Os autores da obra Olga Castrillon-Mendes, Rai Reis, e a curadora Viviene Lozi

Foi lançado recentemente o livro “Cáceres – Passado e presente de uma geografia poética", que traa fotografias de Rai Reis e texto de Olga Maria Castrillon-Medes. O título da publicação já dá boas pistas do que se trata. Considerando a experiência e habilidades de Rai na relação com a imagem, mais os serviços já prestados por Olga Castrillon às letras mato-grossenses, não resta dúvida da qualidade do produto.

O livro é fruto de uma parceria envolvendo o Instituto Ação Cultural e a Carlini & Caniato Editorial. Se lançamento aconteceu no sábado passado, em Cácere (MT), no Centro Maria Sophia - SICMTUR.  A curadoria fotográfica elegendas são de Viviene Lozi e o projeto editorial de Ramon Carlini.  

O livro proporciona ao leitor a oportunidade de observar a expressão pelo olhar da fotogra?a instigando a arte, buscando mostrar uma simetria de contrastes e nuances que se re?etem no rio Paraguai, que margeia a cidade, apelidada carinhosamente de Princesinha do Paraguai. 

O projeto que resultou na obra frisa que a fotogra?a se constitui num olhar privilegiado: o do fotógrafo/artista, que registra, os recortes daquilo que viu, dentro do escopo preestabelecido, ou seja, o que viu de realizações, de imagens mais significativas na sua história contada.

caceres capa

 

Registrado pelas lentes do sagaz e inquieto cacerense Rai Reis, o leitor se ampara também nos textos da professora dra. Olga Maria Castrillon-Medes, educadora da Unemat em Cáceres, que de forma poética escreve sobre a cidade, sua arquitetura, casarões, pessoas, fazendas antigas, rio Paraguai e sem deixar as manifestações culturais e religiosas de fora. 

O livro tem um papel fundamental que é o de contribuir para valorizar e difundir a cidade que teve seu Centro Histórico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2012, reconhecendo-se assim a importância e relevância do conjunto arquitetônico existente na cidade, como também o conjunto paisagístico da baía do Malheiros,?rio Paraguai e Pantanal.

Nesse contexto, Rai Reis resolveu mostrar todo o seu amor e olhar singular por essa cidade que o viu nascer e crescer, e nada mais singelo que uma homenagem por meio de uma publicação de arte com relevante valor artístico próxima ao rio Paraguai que possui uma relação de cumplicidade com Cáceres, seus personagens, seus hábitos e beleza natural.

Por meio de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Leonardo Ribeiro Albuquerque, hoje deputado federal, o livro teve uma tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares impressos com o apoio da Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Cáceres.

Mil exemplares da tiragem serão distribuídos gratuitamente, com a ?nalidade de proporcionar o acesso às comunidades em geral, para que seja conhecido esse rico patrimônio cultural, antropológico, econômico e social da cidade fotografada e descrita, ampliando a política de acesso e democratização ao livro e a leitura. (*com assessoria)


SERVIÇO:

O QUE: lançado o livro "Cáceres – Passado e presente de uma geografia poética"
AUTORES: Rai Reis (fotógrafo) e Olga Maria Castrillon-Mendes (professora e escritora)
EDITORA:  Carlini & Caniato Editorial
PARCEIRA DO PROJETO: Instituto Ação Cultural
INFORMAÇÕES: (65) 98409 9629

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet