SIMPÓSIO

A literatura afro-brasileira em pauta



afrobr

Luana Soares é palestrante na conferência de abertura: "Corporalidades nas Narrativas Poéticas de Mulheres Negras"

No mês em que se celebra o Mês da Consciência Negra, o Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da UFMT realiza o I, II e III Simpósio de Literatura Afro-Brasileira em Perspectiva Dialógica. As atividades do evento, que tem o objetivo de construir um espaço de divulgação dos estudos sobre a literatura afro-brasileira, se estendem até o mês de dezembro.

A programação do evento conta com a realização de conferências, debates e atividades culturais que buscam fomentar a discussão e a expansão das possibilidades de interlocução sobre questões relacionadas à afrodescendência e africanidades.  Além disso, pretende reunir estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores de todos os níveis de ensino, assim como interessados em literatura.

Para Luana Soares, professora da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC) e palestrante na conferência de abertura “Corporalidades nas Narrativas Poéticas de Mulheres Negras” do I Simpósio, o protagonismo do negro na literatura surge em um contexto de silenciamento, onde por muito tempo a literatura ocidental foi considerada superior. “Com as tensões raciais e a luta por direitos, vozes negras antes silenciadas pela história europeia emergiram, tecendo escritas negras pautadas pelo afeto, ancestralidade e auto representação.”, explica a docente.

Ainda de acordo com a docente, a realização do evento, no Mês da Consciência Negra, é uma oportunidade de reflexão sobre a contribuição política, intelectual e social dos negros na construção do Brasil. “Esse simpósio mostra a força da literatura negra, da luta contra estereótipos ecoando narrativas silenciadas”, explica a docente.

A iniciativa conta com a realização de 3 simpósios, que acontecem entre 25 de novembro e 09 de dezembro, sendo eles: “I Simpósio de Literatura Afro-Brasileira em Perspectiva Dialógica”, “II Simpósio de Literatura Afro-Brasileira em Perspectiva Dialógica: Cadernos Negros e Escrivivencias Evaristianas” e “III Simpósio de Literatura Afro-Brasileira em Perspectiva Dialógica: A Poética de Elisa Lucinda”.

Segundo Jozane Assunção, professora do PPGEL e coordenadora do Simpósio, o evento irá proporcionar à comunidade um ambiente de estudo aprofundado sobre obras literárias em que o negro é o tema principal, fomentando a discussão em torno da literatura afro-brasileira.

“Neste contexto tão adverso que vivemos, o evento representa uma importante ação no sentido de ampliar o alcance da literatura afro-brasileira, levando ao grande público os autores que apresentam uma escrita com o olhar caracterizado pela negritude, cuja abordagem proporciona a emergência de se falar sobre questões raciais, políticas e sociais de interesse da sociedade brasileira como um todo”, comenta.

caio basilio

afrobr

"Perspectiva Dialógica: A Poética de Elisa Lucinda", um dos temas a ser explorado

Para os interessados em participar dos Simpósios, o formulário de inscrição, assim como informações sobre programação detalhada, pode ser obtido a partir dos seguintes endereços: 

I Simpósio
https://www.e-inscricao.com/literatura-afro-brasileira/simposio-2020

II Simpósio
https://www.e-inscricao.com/literatura-afro-brasileira/simposio-2-2020

III Simpósio
https://www.e-inscricao.com/literatura-afro-brasileira/simposio-3-2020

(*com assessoria)


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet