REVISTA PIXÉ

Publicação virtual de MT com letras e artes



pixé

Recorte em trabalho de Franco Guardino, presente na edição oficial de outubro

Três é demais, um é pouco, diz o dito popular. Então, toma lá. Neste mês de outubro a Revista Pixé já está na rede. As revistas, melhor dizendo, dois é bom. São duas novas edições que chegam e pode ser conferidas no endereço https://www.revistapixe.com.br/ .

Uma das edições é a oficial do mês, enquanto a outra, especial, celebra os 25 anos de uma das principais poetas de Mato Grosso, Luciene Carvalho. Uma de cada vez, vamos lá!

O escritor, editor e criador da revista, Eduardo Mahon, no editorial da Pixé 19, a oficial de outubro, pra variar, dá aquela espicaçada, abordando um tema sempre em pauta, ainda mais em se tratando de um país continental como o Brasil, com tantas diferenças:   

"Estamos cutucando a onça com vara curta para falar sobre regionalismo, ou melhor, sobre regionalismos. É preciso nos questionarmos se essas impressões regionais não são, elas mesmas, uma manifestação do que seria nacional em qualquer outro país latino-americano", escreve Mahon.

sayeg

Recorte em obra de Paulo Sayeg, que ilustra a edição dedicada à Luciene

São 22 autores presentes com suas prosas e seus versos. As artes visuais desta edição trazem Franco Guardino, artista plástico paulistano e autodidata.  Ele é graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU Mackenzie, mas, a partir deste ano, tem se dedicado exclusivamente às artes plásticas. Sua criação é autobiográfica, tanto como um olhar interno (medos, vícios e esperança) como de reflexões do mundo externo (visão de mundo). 

Edição especial

"Costumo chamá-la de 'Dona', tomada pela sua última publicação. Que voz é essa que tecem os labirintos da memória e constroem processos de certa subversão dos sentimentos, ou do jogo de espelhos em que se prefiguram os mundos da escrita, do escritor e do leitor?". Assim abre seu texto sobre Luciene Carvalho, Olga Maria Castrillon-Mendes, habituê da Pixé.

Bem a caráter para enaltecer os 25 anos de versos da notável Luciene Carvalho. Além de Olga, mais quatro autores preenchem a revista, incluindo a homenageada. As ilustrações são de Paulo Sayeg, paulistano, pintor e programador visual. 

Sayeg aprendeu pintura e litografia ainda na infância, com um vizinho pintor amador e com o tio Alberto Garutti que era pintor e ilustrador e lhe ensinou a litografia. Aos 22 anos fez sua primeira exposição individual, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na capital paulista.

É isso. E os parabéns do tyrannus aos 'fazedores' da Pixé. Reforçamos o LINK DA REVISTA: https://www.revistapixe.com.br/ 

luciene

Luciene Carvalho, autora celebrada pelos seus 25 anos de poesia, foto de Rai Reis

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet