LANÇAMENTO VIRTUAL

O verso batendo na porta



aldrava

Lançamento (virtual) será no dia 10, às 19h (MT)

"Não está aqui a chave que pode abrir todas as portas, mas o sentido da espera na soleira". Uma apropriada frase de Olga Maria Castrillon-Mendes, autora do posfácio de "Aldrava" (Carlini & Caniato), livro que marca a estreia de Edson Flávio Santos na seara da poesia. Bem-vindo seja o poeta que antes de se lançar como autor, neste turbilhão que anda chacoalhando as letras mato-grossenses, já vinha (e vem) se mostrando um versátil articulador literário.

"Aldrava" ganha lançamento virtual no dia 10 de setembro, às 19h (MT), com transmissão por pelo menos três canais na web.

A aldrava está para a porta como o ser está para os gritos abafados, ou “a saudade que seca e estria os nervos, disseca, corrói”. É figuração do real para falar do próprio mundo interior. Ao se aproximar de um poema, o leitor encontra mundos que precisam ser explorados, portas que clamam por serem abertas. 

Conheci Edson, quer dizer, a primeira vez que o vi foi na posse de Olga Castrillon na Academia Matogrossense de Letras. Ele fez uma performance na cerimônia que ingressou a amiga na imortalidade, interpretando um poema do pai de Olga, Natalino Ferreira Mendes. Foi aquela coisa emoção à flor da pele.

Mas isso já faz um punhado de anos, ao longo dos quais, me aproximei de Olga e Edson, hoje amizades preciosas. Nem por isso, me dobraria aos laços afetivos, para elogiar os versos do poeta que estreia com sua primeira publicação.

Recebi "Aldrava" pelo correio, talvez já beirando um mês (ou mais). Conhecia um tiquinho da poesia de Edson, que está publicada aqui no tyrannus. Reparei nela, o que quer dizer que gostei. Mas num único poema jamais se tem a melhor noção dos versos de um autor. Com a chegada do livro, que ainda não foi para os espaços bibliotecários do lar, porque ainda ando lendo-o, pude confirmar o que já desconfiava: o cara leva jeito e aquele ser poético já o é.

Os versos de Edson Flávio são verdadeiros e inspirados. Há liberdade suficiente no seu processo criativo, mas sinto que se esse ingrediente se expandir mais - o que não é fácil, sua linguagem poética e a labuta com as palavras poderá ampliar na conquista de corações e mentes. Sim, já que leitores e leitoras de poesia mais escolados, com autorias tão grandiosas no verso, ao longo da história da literatura universal, são pessoas exigentes. Pra não dizer chatas, e é assim que tem que ser.

edson

Edson Flávio dos Santos vive em Cáceres (MT) e é doutor em Estudos Literários pela Unemat

"Aldrava" é um expressivo exercício poético. Dividido em partes, como a revelar menos, ou mais, as intimidades do autor, visita diversidades inventivas no trato das palavras sem ser monocórdico. Seu resultado esbarra também em poemas que flertam com o entretenimento, aquele descompromisso para com o academicismo trancafiado entre quatro paredes.  Não ousou me estender mais na avaliação da poesia de Edson e pego carona, no próximo parágrafo, naquilo que escreveu sobre o poeta que estreia, uma poetisa mais entendedora do assunto.

"O poeta começa a nascer quando ainda em seus pensamentos ele organiza palavras, sons, ritmos, sentidos, imagens, tudo isso disposto em estado mental, mas que não poderá ser dito se não num poema, pois a poesia é isso, essa forma única de dizer, esse espaço para onde vai a linguagem quando nenhum outro suporte dá conta de apreender a mensagem" (Marli Walker, em resenha sobre "Aldrava"). 

O poeta

As informações sobre Edson Flávio dos Santos que me chegaram são poucas, mas acho que bastam, porque do que tratamos aqui é da sua poesia, da sua "Aldrava". Ele vive em Cáceres (MT) e é doutor em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL/UNEMAT). Colabora com a Revista Literária Pixé e integra o Núcleo de pesquisas Wlademir Dias-Pino.


SERVIÇO

O QUE: lançamento virtual do livro de poesia "Aldrava" (Carlini & Caniato)
AUTOR: Edson Flávio Santos
QUANDO: 10 de setembro (quinta-feira), 19h (MT)
ONDE: https://youtu.be/xlwp0-3koqM , https://youtu.be/30s21He2gsw ou https://youtu.be/YWrYT7J2DlY
COMO ADQUIRIR: www.carliniecaniato.com.br ou  https://loja.tantatinta.com.br/produto/aldrava/

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet