CONCERTO VIRTUAL

Chopin, Lecuona e Piazzolla no programa



calhao

O pianista apresenta-se continuamente pelo Brasil, incluindo as cidades de Cuiabá, São Paulo, Curitiba e Fortaleza.

Um concerto virtual inédito que traz obras de Chopin (1810-1849), Lecuona (1895-1963) e Piazzolla (1921-1992), gravado especialmente para a exibição de estreia na Plataforma Cultura e Vivência. Programa imperdível para os amantes da música, especialmente, para aqueles que apreciam a música erudita.

É o recital do pianista Pedro Henrique Calhao, que será compartilhado no endereço http://culturaufmt.wordpress.com/  a partir das 20h (MT), na próxima quinta-feira (25). O concerto foi gravado no último dia 15 de junho na “Sala de Concertos Arone”, bairro Vila Mariana, em São Paulo. 

O desafio proposto pela Coordenação de Cultura e Vivência da UFMT foi prontamente atendido pelos cuiabaníssimos professor doutor Ernani Calhao e o pianista Pedro Henrique Calhao, que cuidaram pessoalmente dos detalhes e produção, oportunizando ao público da Plataforma Virtual este espetáculo.

O concerto integra o Programa “A importância da Cultura nos 50 anos da UFMT“.

“Este concerto inédito preparado pelo pianista cuiabano Pedro Henrique é um belo presente da família Calhao aos 50 anos da UFMT”, enfatiza Thania Arruda, Coordenadora da Cultura da PROCEV/UFMT.

Pedro, o pianista

Ele trilhou os primeiros passos de sua formação pianística com a professora. Maria Mendes, em Cuiabá, MT, continuando posteriormente em São Paulo, com Alexandre Leite, Sonia Muniz de Carvalho e Helenice Audi.

Estudou análise musical com o compositor José Antônio de Almeida Prado, e participou de Master Classes com os professores Paul Ruttman e Eric Ruebner (USA). Seu interesse pela música popular o levou a estudar improvisação jazzística com o maestro alemão, radicado em São Paulo, Frank Herzberg, e posteriormente em Londres com Tim Richards, no Morley College. Desde 2018 vem sendo orientado pela profª Maria José Carrasqueira, que é pianista, conferencista e professora com atuação nacional e internacional.

lecuona

O pianista e compositor cubano, Ernesto Lecuona, será interpretado

Dotado de grande versatilidade no trato com a linguagem musical, Pedro Henrique Calhao transita com naturalidade pelos repertórios do piano clássico e popular.

Apaixonado pela música brasileira e argentina, descobriu a riqueza da linguagem tangueira ouvindo o maestro Horácio Salgan em gravações memoráveis. Priorizando a obra de Piazzolla, criou e lidera os grupos Tangueiros in Concert, e ‘’Cabaret Vintage”, com turnês por várias cidades brasileiras.

Como recitalista, apresenta-se continuamente pelo Brasil, incluindo as cidades de Cuiabá, São Paulo, Curitiba e Fortaleza.

Em 2018 por ocasião das comemorações dos 300 anos de fundação da cidade de Cuiabá, MT, foi solista do “Concerto Tricentenário” em estreia mundial, do compositor brasileiro Jether Garotti Júnior, composto em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, e apresentado no Teatro Universitário com a Orquestra Sinfônica da UFMT, sob a regência do maestro Fabricio Carvalho.

Pedro Henrique Calhao é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie – SP.

A plataforma

Lançada no início de abril deste ano, com o propósito de divulgar virtualmente a produção cultural da UFMT, durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia Covid-19, a Plataforma Virtual Cultura e Vivência, após estes 90 dias de interatividade com o público, ousa ampliar o leque, buscando novas parcerias para a produção de conteúdos inéditos e que se integrem ao programa “A importância da Cultura nos 50 anos da UFMT”.

Thania Arruda, coordenadora de Cultura da PROCEV/ UFMT, destaca que “a plataforma virtual vem se consolidando ao longo destes 3 meses em um acervo digital rico, amplo e universal, cujo conteúdo privilegia não só a produção realizada através dos equipamentos culturais da Universidade – Teatro Universitário, Cineclube Coxiponés, Coral da UFMT, Orquestra Sinfônica, Museu de Arte e de Cultura Popular e o Ateliê Livre de Arte, mas também de toda a classe artística e cultural mato-grossense”. (*com assessoria)

calhao

Pedro Henrique Calhao transita com naturalidade pelos repertórios do piano clássico e popular


SERVIÇO

O QUE: 1º Concerto virtual de piano com Pedro Henrique Calhao
QUANDO: lançamento: na quinta-feira (25), às 20h (Cuiabá)
ONDE: no link http://culturaufmt.wordpress.com/  

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet