UFMT

Plataforma Virtual Cultura e Vivência



junior silgueiro

plataforma

 

Motivados inicialmente por conta do contexto de isolamento social, a coordenadora de Cultura e Vivência da UFMT/PROCEV, Thania Arruda, em reunião com Diego Baraldi do Cineclube Coxiponés e com Maurício, e com Maurício Mota, ilustrador e designer gráfico da UFMT; foi decidida a criação de um endereço virtual, com a finalidade de divulgar a programação cultural promovida pela UFMT.

Historicamente, o lançamento da Temporada Cultural e Artística da universidade ocorre, todos os anos, em abril. Tendo isso em vista, foi criada a Plataforma Virtual Cultura e Vivência, que pode ser acessada no link http://culturaufmt.wordpress.com/

Basicamente, a ideia seria escolher um sistema online que fosse fácil, intuitivo e dinâmico. Os idealizadores da plataforma escolheram a estrutura do Wordpress. Trata-se sim de um site, ou portal. "Mas, como não somos blog, nem redatores, jornal, ou site comercial, preferimos essa nomenclatura", explica o designer Maurício Mota.

plataforma

 

A plataforma, apesar de ainda recente, tem recebido boa visitação e a conclusão de seus criadores é a de que ela chegou para ficar. "Mesmo após o contexto de isolamento social, daremos continuidade no uso da ferramenta", garante Maurício.

Os idealizadores também perceberam que, como tem muito material publicado nas redes sociais, mas, sem um devido "local único" para ser explorado esse conteúdo, que se perdia ao longo do tempo nas publicações voláteis das redes sociais, optaram por trazer à tona os grandes destaques de 2018 e 2019, em uma plataforma online que tivesse o conteúdo armazenado para acesso a longo prazo, seria perfeito.

A plataforma cumpre dois anseios fundamentais: reunir num único local todo nosso conteúdo, sejam fotos, textos, ou vídeos; além de ter um local para lançar conteúdo novo, e não somente o de acervo. 

plataforma

 

Um exemplo de ação nova é a publicação e hoje, da Residência Artística CASA/CORPO, que ocupa o Ateliê Livre de Arte da UFMT. A residência solicitará que os navegantes enviem material audiovisual, poemas ou fotografias, de como está sendo a relação do individuo com a casa nesse período de quarentena. O resultado disso será publicado na Plataforma.

E cabe frisar que, como a Coordenação de Cultura e Vivência da Ufmt/Procev é formada por supervisões, foi criado um endereço "mãe" e endereços "filhos". São eles, respectivamente:

http://culturaufmt.wordpress.com/

https://cineclubecoxipones.wordpress.com/

https://coralufmt.wordpress.com/ 

https://orquestraufmt.wordpress.com/

https://macpufmt.wordpress.com/

https://atelielivreufmt.wordpress.com/

https://teatroufmt.wordpress.com/ 

plataforma 5

 

 

Dessa forma, a UFMT continua usando as redes sociais, para que o público tenha conhecimento, semanalmente, das publicações que serão feitas durante aquele período.

Outras informações:

- A plataforma é responsiva, pode ser usada pelo PC, tablet ou celular
- Seu conteúdo tem estrutura similar a de blog, sendo atualizado constantemente
- As publicações, por não serem matérias, são vivas, ou seja, podem ser alteradas e adicionadas informações. Ex: exposição que ja aconteceu, ja publicamos, mas chegou foto novas. A gente vai e atualiza.
- As pessoas podem interagir deixando comentários, ou, republicando nas redes sociais

plataforma

 

Programação fixa:

- Segunda: Ateliê Livre e Residência Artística CASA/CORPO
- Terça: Cineclube Coxiponés com a Temporada Online de Filmes
- Quarta: Publicações relacionadas ao MACP e exposições realizadas em 2018/2019
- Quinta: TBT da Cultura UFMT e/ou Artista Convidado
- Sexta: Matérias sobre ações realizadas nos Campus que formam o todo da UFMT (Sinop, Araguaia e VG)
- Sábado: Coral UFMT
- Domingo: Orquestra Sinfônica da UFMT

plataforma

 

(*com assessoria)

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet