NA INTERNET

Manteufel atua como cineasta e publicitário



joao palavras

"Palavras" (João Manteufel, 2018, 26´, classificação indicativa livre)

Quatro obras do cineasta João Manteufel são atração dessa semana na Temporada de Filmes Online do Cine Teatro Cuiabá, organizada em substituição à programação presencial cancelada em atenção às medidas de contenção e prevenção à covid-19. Os filmes já estãom desde a terça (12), disponíveis para compartilhamento, no endereço https://www.facebook.com/cineteatrocuiaba , link publicações.  

Enquanto durarem as medidas de distanciamento social, a Temporada de Filmes difunde conteúdos audiovisuais independentes, com ênfase na produção realizada em Mato Grosso, através das redes sociais do Cine Teatro Cuiabá e do Cineclube Coxiponés da UFMT. 

O compartilhamento de novos filmes acontece sempre a partir das 19h30 das terças-feiras, mantendo o dia da semana e horário em que tradicionalmente acontecem as sessões de cinema do Cine Teatro Cuiabá. Desde as 19h30 da terça (12), estão compartilhados os filmes “Ivens, o poeta bem comportado”, “O mundo animal de Gervane de Paula”, "Palavras” e o inédito “O universo de Eduardo Mahon”. Os filmes ficam compartilhados até o dia 31 de maio. 

joao gervane

"O mundo animal de Gervane de Paula" (João Manteufel, 2016, 24´, classificação indicativa 12 anos)

A iniciativa envolve parceria entre o realizador, o Cine Teatro Cuiabá, o Cineclube Coxiponés da UFMT e a REC-MT (Rede Cineclubista de Mato Grosso).

João Manteufel

João Manteufel é publicitário, roteirista e cineasta. Graduou-se em Publicidade e Propaganda em 1997 na UFMT. Trabalhou como diretor de criação em grandes agências no Brasil  e  como diretor de arte em Londres. Em cinema, estudou roteiro na PUC/Rio e na Fundição Progresso, com Claudio MacDowell. Iniciou a faculdade de direção na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que, por conta do retorno a Mato Grosso, não concluiu.  

O trabalho atual de Manteufel está concentrado em sua agência de publicidade, a Donamaria, atual vencedora do Grand Prix de Rádio do Prêmio TVCA de Criação Publicitária, e em sua produtora, a Seu João, cujas obras audiovisuais receberam, entre outros prêmios, o de Melhor Direção no FestCine Poços de Caldas 2019. Manteufel recebeu mais de 50 prêmios, entre publicidade, cinema e Salão Jovem Arte Mato Grosso, além de ter sido finalista do Concurso de Contos do Rio 2008, do Jornal O Globo. João é casado com Lilian Santanna, sua sócia e produtora. Eles são pais de três filhos.

joao ivens

"Ivens, o poeta bem comportado" (João Manteufel, 2013, 47´, classificação indicativa livre)

Os filmes compartilhados

O documentário “Ivens, o poeta bem comportado” (João Manteufel, 2013, 47’, classificação indicativa livre) recupera elementos da cultura cuiabana, do Siriri à Liu Arruda, onde o médico infectologista e professor de medicina Ivens Cuiabano Scaff encanta a todos com sua singela percepção de mundo. No filme, Ivens esbanja sua simplicidade, simpatia e até sua rebeldia, revelando sua pluralidade e intenso amor à terrinha. 

“O mundo animal de Gervane de Paula” (João Manteufel, 2016, 24’, classificação indicativa 12 anos) é um retrato nu e cru do artista Gervane de Paula, que se transvestiu de bicho, que nasceu pobre e nunca teve outro trabalho a não ser o de artista plástico, que carrega consigo marcas do preconceito. Gervane partilha segredos e dores de sua trajetória até chegar à premiada exposição homônima ao filme, que rodou o país em 2017. O artista apresenta a exposição-instalação ou instalação-exposição, revelando detalhes da concepção, do processo criativo, de seus questionamentos, tornando-se, verdadeiramente, seu manifesto.

joao mahon

"O universo de Eduardo Mahon" (João Manteufel, 2019, 4´, classificação indicativa 12 anos)

“Palavras” (João Manteufel, 2018, 26’, classificação indicativa livre) é um documentário que fala muito mais do que da palavra, mas das pessoas que fazem uso dela para viver. Seja como escritor, como jornalista, como professor, como roteirista, como editor, como poeta, músico e até como advogado. O poder que a palavra exerce nessas pessoas e nas que elas tentam influenciar, persuadir ou simplesmente contar o que estudam, o que pensam, o que sentem e o que imaginam. 

No inédito “O universo de Eduardo Mahon” (João Manteufel, 2019, 4’, classificação indicativa 12 anos) são apresentadas as virtudes, o descaso, a evolução, o retrocesso, as impressões e as depressões das obras do escritor Eduardo Mahon, contadas por ele mesmo. (*com assessoria)

joao manteufel

João Manteufel é publicitário, roteirista e cineasta. Sua formação envolveu estudos e trabalhos em MT, Rio de Janeiro e Londres

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet