
"Pietà", do artista italiano Giovanni Bellini (1430-1516). Obra comõe o acervo da Pinacoteca de Brera
A visitação a um museu é sempre algo que deve ser planejado. Em especial, quando se trata das grandes instituições museais. Ao vivo, o que não comina com estes tempos de pandemia, é uma jornada cansativa, mas que sempre vale a pena. Virtualmente também o é e requer paciência do visitante.
Há muita coisa pra ser vista, e tudo muito bonito, muito interessante. Você tem que entrar nos sites e definir com calma quais são seus interesses principais. E assim você segue clicando, vendo e se informando sobre os milênios da História da Arte.
Vamos começar pela Pinacoteca de Brera, situada em Milão (Itália), que foi inaugurada em 1809, A Pinacoteca foi o primeiro museu de Milão, e é uma das galerias mais importantes do mundo uma vez que abriga algumas das mais prestigiadas pinturas antigas e modernas, além de importantes esculturas de artistas italianos do século XX.
Pode ser visitada através do site https://pinacotecabrera.org/

Detalhe de "Parnaso...", obra de Rafael (1483-1520). Está presente no Museus do Vaticano
Outro importante espaço italiano, situado em Roma: Museus do Vaticano. Foi inaugurado em 1506 e é composto por um conjunto de espaços que constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos.
O endereço eletrônico é http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/it/collezioni/catalogo-online.html

"A anunciação", de Fra Angélico, italiano do século 15. Obra pertence ao Museu do Prado, na Espanha
Da Itália para Espanha, onde, em Madrid, está situado o Museu do Prado, inaugurado em 1819. É o principal museu espanhol e um dos mais importantes do mundo, com belas e preciosas obras de arte, de artistas de vários continentes.
A visitação deve ser feita pelo link https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

Busto de Adriano, que integra coleção sobre história gay. Está presente no Museu Britânico e faz parte de um conjunto de obras focado na homossexualidade
E vamos para a Inglaterra, especificamente para o Museu Britânico. Localizado em Londres, foi fundado em 1753. A instituição é um marco fundamental no estabelecimento do método museológico, além de representar diversos aspectos característicos tanto da sociedade inglesa vitoriana quanto do pensamento político e científico do século XIX.
Seu endereço eletrônico é https://www.britishmuseum.org/collection
E agora saímos do Velho, para o Novo Mundo, chegando ao Museu Metropolitano de Nova York. Criado em 1870, é um dos maiores e mais importantes museus do mundo, abrigando uma importante coleção de pintura europeia dos séculos XII-XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilónica) e oriental. (*com informações de vários sites)
O Museu pode ser visitado pelo link https://novayork.com/metropolitan-museum

Recorte em "Retrato de Gertrude Stein", de Pablo Picasso