CINE TEATRO

O bom cinema brasileiro contemporâneo



temporada

"Temporada" traz Juliana, que trabalha no combate às endemias e conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida

Foi-se o carnaval e retorna a Temporada de Filmes, aquela generosa oferta de produções criteriosamente selecionadas, que são exibidas a preços módicos (2 e 4 reais), todas as terças-feiras no Cine Teatro. 

"Temporada" (2018) é o filme brasileiro, de André Novais Oliveira, em cartaz na terça (3), em sessão às 19h30, para maiores de 16 anos. Do gênero drama, explora também muitos elementos de humor. O tipo de produção que representa a força do cinema autoral brasileiro contemporâneo e que jamais entraria no circuito comercial cuiabano. Infelizmente, é claro.

O filme tem como protagonista central a agente de saúde Juliana, que se muda de Itaúna, no interior de Minas Gerais, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ela trabalha no combate às endemias na região e conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande. 

Estão no elenco, entre outros, Grace Passô, Russo Apr,  Rejane Faria, Hélio Ricardo, Juliana Abreu e Renato Novaes. "Temporada", além dos cinco prêmios que faturou no Festival de Brasília 2018, teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, onde foi elogiado pela crítica e recebeu quatro indicações nesse certame, incluindo distinções como o Leopardo de Ouro e Diretor Revelação. 

Sobre o cineasta e seus filmes

Me estendo um pouco mais neste texto até para dedicá-lo à nova geração do audiovisual mato-grossense, que chega com força, assim como, pelo estranhamento que me causou, em 2014, o primeiro longa de André Novais, "Ela volta na quinta" (2014) é como um "falso documentário", que assisti no Festival de Brasília e me perturbou bastante.  O grau de autoexposição do diretor e da sua família, inclusive ele, que estão no elenco, me surpreenderam. Algo que jamais havia experimentado em toda a minha experiência como espectador. O rigor da técnica, entretanto, e a inusitada "audácia" do cineasta me deixaram chapado.

"Temporada", pelo que andei lendo sobre o filme, me pareceu mais acessível ao grande público. Pretendo assistir, pelo menos, para reforçar o que sempre costumo dizer: "se você não gostar de um filme, diga isso, seja sincero, mas jamais diga que o filme é uma merda. Mas, antes de dizer isso, procure embasar sua argumentação".

temporada

O filme faturou cinco prêmios no Festival de Brasília e também recebeu indicações em festival na Suíça

Temporada de Filmes

A Temporada de Filmes é uma realização que envolve o Cine Teatro Cuiabá, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Cineclube Coxiponés (UFMT), Rede Cineclubista de Mato Grosso e MTCINE. A programação é resultante de parcerias com algumas distribuidoras de filmes do circuito independente, como a Arteplex Filmes, Espaço Filmes e Vitrine Filmes & Galeria Distribuidora.

No mais...

Segue abaixo link de uma conversa entre o diretor e o crítico Adriano Garrett, com quem troquei ideias em 2014, no Festival de Brasília. (*com informações de vários sites)

https://cinefestivais.com.br/e-a-vida-continua-andre-novais-oliveira-fala-sobre-temporada/  

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet