CINE TEATRO

Filme esbarra naquela parte do corpo



novalis

 

Na terça-feira (4) prossegue a Temporada de Filmes que acontece no Cine Teatro todas as terças, com sessões às 19h30 e ingressos a dois e quatro reais. Para a semana, em cartaz a produção brasileira "A rosa azul de Novalis" (2019), com direção de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro.

Como a maior parte dos filmes programados para essa iniciativa, "... Novalis" é película tupiniquim, daquelas que é mais conhecida fora do Brasil, com robusta trajetória internacional. 

Que legal o público cuiabano interessado no cinema com mais qualidade artística ter oportunidades de conferir produções que merecem o status de cult. 

O filme traz o personagem Marcelo como protagonista. Ele é um dândi com cerca de 40 anos e possui uma memória inigualável. Revive lembranças familiares em sua cabeça e tem recordações de suas vidas passadas. Em uma delas, foi Novalis, poeta alemão que perseguia uma rosa azul. E nessa vida atual, o que Marcelo persegue?

A classificação indicativa é para 18 anos.

O filme, com belo desempenho crítico, conquistou o prêmio de Melhor roteiro no Mix Brasil 2019, Melhor filme pelo Panorama Internacional Coisa de Cinema. E foi selecionado, em 2019, para os festivais de Berlim, Cinema du Reel, Festival do Rio, IndieLisboa e Festival de Brasília.

Ao ser exibido na Europa, chamou a atenção da crítica e recebeu pelo menos um curioso elogio: "filme brasileiro sobre metafísica do ânus é sagaz. 

No Brasil, vários comentários elogiosos. "Marcelo inicia o filme mostrando sua parte mais íntima, símbolo maior do seu desejo, dos fetiches e, porque não lembrar, de tantos preconceitos vagando por aí que é sempre bom contestar. Dessacralizar essa parte do corpo tão oculta e carregada de culpas, afinal, é saudável." (Neusa Barbosa no Cineweb)

"A Rosa Azul de Novalis é um projeto muito mais inquieto e inconstante que os filmes anteriores de Gustavo e Rodrigo; um órgão vivo machucado onde ainda reside indignação e verdade, mas que nem sempre é compreendido. Como todos nós." (Francisco Carbone no Cineplayers).

Temporada de Filmes

A Temporada é uma realização que envolve o Cine Teatro Cuiabá, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Cineclube Coxiponés (UFMT), Rede Cineclubista de Mato Grosso e MTCINE. A programação é resultante de parcerias com algumas distribuidoras de filmes do circuito independente, como a Arteplex Filmes, Espaço Filmes e Vitrine Filmes & Galeria Distribuidora.

novalis

 

Tem mais

Como você está num site que enfatiza a literatura, lembre-se que o título do filme remete ao poeta Novalis, alcunha artistica de Georg Philipp Friedrich von Hardenberg (1772-1801). Poeta alemão único que, apesar de ter vivido há mais de 200 anos, seus versos ainda mantêm o viço da jovialidade. E não há barreira de tempo para alguns artistas. (*com informações de vários sites)

O verso de Novalis já foi publicado no tyrannus

http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/poesia/10855/novalis

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet