BOOKER PRIZE

Margaret Atwood e Bernardine Evaristo



booker

A canadense tem 79 anos e se tornou a pessoa mais idosa a levar a premiação, enquanto a britânica é a primeira negra a vencer o certame

O júri do Booker Prize, um dos mais tradicionais prêmios literários do mundo, resolveu dividir o galardão entre duas autoras: a canadense Margaret Atwood, por "Os testamentos" (em pré-venda pela Rocco), e a britânica Bernardine Evaristo, por "Girl, woman, other", inédito no país.

Embora não seja o primeiro empate da história do Booker Prize (aconteceu com Nadine Gordimer e Stanley Middleton, em 1974, e com Michael Ondaatje e Barry Unsworth, em 1992), o regulamento do prêmio não permitia mais essa possibilidade. Apesar disso, o júri não conseguiu chegar a um consenso depois de cinco longas horas de reunião, resolveu quebrar a regra e dividir entre as duas ganhadoras o prêmio de 50 mil libras.

Ao anunciar o empate, Peter Florence, presidente do júri, comentou: “Ambos são livros fenomenais que irão encantar os leitores e ressoarão nas próximas gerações”. “Ao serem informados de que era definitivamente contrário às regras, o corpo de jurados mantiveram uma discussão mais aprofundada e optaram por desprezá-las”, completou Gaby Wood, diretora literária da Fundação Booker Prize.

Sobre "Os testamentos", o júri destacou: “É um romance selvagem e bonito, poderosamente atual. O sarrafo é extraordinariamente alto para Atwood. Ela voa”. Sobre o livro de Evaristo, o júri registrou: “Este é um romance impressionante e feroz sobre a vida das famílias negras britânicas, suas lutas, dores, risos, anseios e amores. Com um ritmo deslumbrante, Evaristo nos leva a uma jornada de histórias intergeracionais, movendo-se por diferentes espaços e heranças: africanos, caribenhos e europeus”.

Atwood, que já tinha levado o Booker Prize em 2000 por "O assassino cego", se firma como a pessoa mais velha a receber a honraria enquanto que Evaristo, a primeira autora negra. (texto reproduzido de https://www.publishnews.com.br )

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet