CINEMA ALTERNATIVO

Filmes do Brasil, França, EUA e Japão



santo

"Santo Forte", direção de Eduardo Coutinho, nesta 2ª

Segundou... foi-se o fim de semana e a tchurma aqui do tyrannus tá nem aí. Emplacamos nesta nova jornada semanal uma buena oferta de cinema. Cinema que ocupa espaços alternativos em Cuiabá e que leva sessões sem interesses comerciais, mas sim pra aplacar a sede que temos pela sétima arte.

O documentário "Santo Forte" (Eduardo Coutinho, Brasil, 1999, 80’), para maiores de 12 anos, ganha exibição grátis na sala Névio Lotufo, do Cineclube Coxiponés (UFMT), nesta segunda (9), a partir das 14h30.

Exibido através da Sessão Documentário, com curadoria e mediação de Karine Queiroz.

Na sinopse, entre uma missa campal celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo e, meses depois, a comemoração do Natal, o documentário penetra na intimidade dos católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca. Cada um a seu modo, eles crêem na comunicação direta com o sobrenatural através da intervenção de santos, orixás, guias ou do Espírito Santo.

profissa

Natalie Portman e Jean Reno em "O profissional", na 3ª

Na terça (10) é dia de Sessão KinoMundo, com curadoria e mediação de João Pedro Régis. O Cine Teatro exibe, às 19h30, através de parceria com o Coxiponés, "O profissional" (Léon, Luc Besson, França, 1995, 143’), filme que marca a estreia de Natalie Portman no cinema, com 12 anos.

O filme tem classificação indicativa para maiores de 18 anos e os ingressos custam dois e quatro reais.  

A trama se passa em Nova York, onde o assassino profissional Léon (Jean Reno) não vê sentido na vida. Quando a família vizinha é morta por policiais envolvidos com drogas ele decide proteger Mathilda (Natalie Portman), uma menina de 12 anos que é a única sobrevivente da família. Ela deseja se tornar uma assassina, para poder vingar a morte do seu irmão de quatro anos. Enquanto ela cuida da casa e ensina o pistoleiro a ler e a escrever, ele lhe ensina o básico de como manejar uma arma.

malvadas

"Meninas malvadas" (EUA - 2004) ganha sessão na 4ª

Já na quarta (11), voltemos à matinê com entrada franca. Às 14h30, na sala Névio Lotufo, tem a Sessão Dias de Cinefilia, com curadoria e mediação de Gabriel Billy. "Meninas Malvadas" (Mean Girls, Mark Waters, EUA, 2004, 97') é o filme programado.

Na sinopse, criada no continente africano, a jovem Cady se muda para os EUA e precisa sobreviver a outra "selva": o colegial. Cady inicia um plano para infiltrar-se no grupo das alunas populares e implodir a hierarquia no colégio. Classificação para maiores de 12 anos.

Outra matinê gratuita acontece na quinta (12). Às 14h, através da Sessão Eye Popping, com curadoria e mediação de  Vinícius Romero, na sala Névio Lotufo, ganha exibição "Tóquio Violenta" (Tôkyô Nagaremono, Seijun Suzuki, Japão, 1966, 89’).

Na sinopse, depois que sua gangue se desfaz, um executor da Yakuza aguarda com expectativa a vida fora do crime organizado, mas logo deve se tornar um vagabundo depois que seus antigos rivais tentam assassiná-lo. 

Classificação indicativa para maiores de 14 anos. (*com assessoria)

toquio

"Tóquio Violenta" (Japão - 1966) tem exibição na 5ª

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet