MUSEUS BRASILEIROS

Números nos espaços vinculados ao Ibram



imperial

Em Petrópolis (RJ), está localizado o Museu Imperial, um dos que recebeu maior visitação em 2019

Os brasileiros estão indo mais aos museus. Dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cidadania, mostram que, no primeiro semestre deste ano, houve aumento de 31% na visitação dos museus vinculados à instituição, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o presidente do Ibram, Paulo Amaral, o Brasil tem liderado rankings mundiais de exposições mais visitadas.

“Nós estamos percebendo que o brasileiro tem se interessado mais pelos museus. No ranking anual da revista britânica The Art Newspaper, exposições brasileiras estão entre as mais visitadas desde 2011, quando o Brasil ocupou o primeiro lugar com o “O Mundo Mágico de Escher”, que reuniu a reprodução de 95 obras do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. Já no ranking 2018, o Brasil teve 64 exposições entre as mais visitadas, ocupando a 11ª colocação mundial”, comentou o presidente.

Quadro comparativo com número total de público nos quatro museus mais visitados do Ibram

ibram

 

Sucesso em visitações

O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais recebeu cerca de 30 mil visitantes a mais nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao primeiro semestre de 2018. Para a diretora interina do Museu da Inconfidência, Margareth Monteiro, o fomento ao turismo nacional é um dos fatores que explicam essa tendência.

“Nós temos percebido que o aumento no número de visitantes tem sido uma tendência geral. Dentre as principais causas, podemos citar o incentivo ao turismo nacional, com publicidades nas redes de TV chamando para as atrações turísticas nos estados”, comenta a diretora interina.

Ela ainda destaca a influência das mídias sociais, por meio das quais as obras dos museus têm sido cada vez mais divulgadas. A direção do museu também tem implementado ações para incentivar o aumento de visitantes. Uma delas foi a criação de programação especial na noite das sextas-feiras, para atrair os turistas que chegam à cidade para passar o fim de semana.

O diretor do Ibram destaca ainda a importância da atuação dos profissionais dos museus. “A museologia está de parabéns, ainda com todas as dificuldades do setor, e nós estamos trabalhando no Ibram para que isso possa ser melhorado ainda mais”, conclui Amaral. (*através do site http://www.cultura.gov.br/

museus

O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, está entre os mais visitados no primeiro semestre deste ano




Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet