DANÇA CONTEMPORÂNEA

Sábado, no Espaço Mosaico



fernando rodrigues

ow

Rogério Santana encontrou nas obras do compositor, músico, cineasta e diretor Oswaldo Montenegro a musicalidade e a poesia que procurava para a montagem do espetáculo

Um passeio pelo universo do sentir humano: desejos, sonhos, tristezas, alegrias e questionamentos acerca do lugar onde estamos e de onde queremos ir, o que temos e o que queremos ter. Esta é a proposta do musical “Senti...”, com trilha sonora de Oswaldo Montenegro, que será apresentado em Cuiabá dia 10 de agosto pelo Grupo Variações de Artes no Mosaico Espaço Cultural, Quilombo, às 20h.

“O musical possui uma linguagem não linear que, através de fotografias cênicas, apresenta momentos com diferentes fragmentos de emoção”, explica o diretor, bailarino e coreógrafo Rogério Santana.

O espetáculo foi criado com o objetivo de ressignificar as obras de um músico e compositor brasileiro, de grande expressividade na história da MPB, que é Oswaldo Montenegro.

As músicas de Montenegro deram margem à pesquisa e experimentação artística, explorando o desenvolver da dança, do teatro e de outras linguagens artísticas que pudessem integrar o processo criativo do grupo, não impondo limites para a construção deste e de outros trabalhos que ainda estão por vir.

Em abril deste ano, com a primeira formação do corpo de baile, o espetáculo teve sua primeira montagem inserida na UFMT como parte de um projeto de extensão. Também neste ano, em fevereiro, o grupo teve o projeto do espetáculo “Senti...” contemplado pelo Edital Fundo 2019 da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, que tornará possível a estruturação da nova roupagem do espetáculo.

Como surgiu

O espetáculo “Senti...” surgiu no ano de 2016 por iniciativa de Rogério Santana, como resultado de suas pesquisas acerca do sentimento como estímulo para o movimento na dança.

Para tanto, e com o intuito de desenvolver um trabalho de dança-teatro, o diretor buscou agregar diferentes linguagens da dança a uma trilha sonora com uma profundidade artística necessária para potencializar o trabalho dos bailarinos.

Neste sentido, Rogério Santana encontrou nas obras do compositor, músico, cineasta e diretor Oswaldo Montenegro a musicalidade e a poesia que procurava para a montagem do espetáculo. Após um encontro com o próprio Oswaldo Montenegro, conseguiu autorização e apoio para desenvolvimento deste trabalho, incluindo uma carta assinada de próprio punho reconhecendo o projeto.

Ficha técnica

Direção de Rogério Santana; bailarinos Jefferson Pires, Rogério Santana, Luiz Carlos Bezerra e Nanda Hanan; coreografias do Grupo Variações, sonoplastia de Jair Junior; e trilha sonora de Oswaldo Montenegro.

Grupo Variações de Artes

O Grupo Variações de Artes nasceu no ano de 2016, partindo da proposta do ator, bailarino e diretor Rogério Santana em desenvolver trabalhos criativos, que fizesse uso dos mais diversos segmentos artísticos.

A primeira formação do grupo foi composta pelos bailarinos, Alessandra Meirelles, Jefferson Pires, Marcilene Maria, Aline Ril, Emily Lauxen, o coreógrafo e diretor Jânio Ribeiro, o músico cênico Ricardo Porto e o bailarino e musico cênico Luciano Conceição.

Atualmente integram o grupo: Nanda Hanan – bailarina de dança do ventre e escritora; Jair Junior -  músico e sonoplasta; Jefferson Pires – bailarino de danças urbanas e coreografo; Luiz Carlos Bezerra – bailarino clássico e coreógrafo; Rogério Santana - ator, bailarino contemporâneo, coreografo e diretor. (*com assessoria)

SERVIÇO

Os ingressos para o musical custam R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia solidária + 1kg de alimento e há serviço delivery. Informações pelo telefone/WhatsApp (65) 9316-2751. 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet