Segunda, 01 de fevereiro de 2021, 17h59
ARTES CÊNICAS
Mostra Curta Cáceres

Maria Clara Cabral*

caceres

 

Um chamado da Princesinha do Pantanal a todo extenso e diversificado território cultural mato-grossense. Nasce assim a primeira edição da "Mostra Curta Cáceres – Arte e Resistência", iniciativa de agentes das artes cênicas da cidade, que vai incentivar dez artistas e/ou grupos de teatro do estado com a exibição de seus trabalhos gravados em vídeo em um festival virtual.

Mas não se trata de um evento apenas com premiação para a melhor cena curta. Todos os selecionados por meio de um edital receberão cachês que variam de R$ 400 a R$ 1 mil por categoria. 

A categoria Tucano contemplará uma cena de até 5 minutos; na Siriema serão selecionadas sete cenas de 6 a 20 minutos; e na categoria Tuiuiú duas cenas de 21 a 50 minutos. É possível o mesmo proponente inscrever um trabalho diferente em cada uma delas.

A Mostra Curta Cáceres é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do edital MT Nascentes, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O objetivo é criar um espaço de fomento e intercâmbio de novos experimentos, traçando um panorama contemporâneo do teatro que (r)existe em Mato Grosso.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 1º e 12 de fevereiro. As cenas e performances deverão ser gravadas e disponibilizadas no YouTube com link de acesso exclusivo. Os dez selecionados por uma curadoria de três profissionais do teatro serão compartilhados no Youtube da Mostra Curta Cáceres nos dias 25 e 28 de março.

Durante o evento, as cenas também concorrerão a troféus Destaque de Melhor Cena Júri Oficial, Ator/Performer, Dramaturgia Original, Dramaturgia Adaptada, Pesquisa, Direção, Sonorização e Produção. E o público ainda indicará a Melhor Cena por Voto Popular. Os anúncios serão feitos durante o encerramento do festival.

Com programação online e acesso gratuito a produções em vídeo, o projeto busca conectar aqueles que desenvolvem pesquisas no campo do teatro e performance, lançando mão da criatividade – e das tecnologias – para driblar a crise que a pandemia instaurou.

E vale lembrar que, além de assegurar a saúde de artistas e público em tempos de distanciamento necessário no combate a covid-19, o formato online também permite a difusão das obras em nível nacional e internacional.

“Isolar-se é correr o risco de extinguir-se, ao passo em que a articulação coletiva é valiosa aliada”, lembra a convocatória que já está no ar. Confira: https://abre.ai/leiaoedital . (*da assessoria)

 

Maiores informações:

Instagram - https://www.instagram.com/mostracurtacac
Facebook - https://www.facebook.com/mostra.curta
E-mail - mostracurtacaceres@gmail.com 

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: http://tyrannusmelancholicus.com.br/