SESSÃO VITRINE

De 3ª a 5ª, no facebook do Cine Teatro



cinema novo

 

Com boa cotação da crítica cinematográfica e bem recebido pelo público, "Cinema Novo" (Eryk Rocha, 2016, 92') é o filme que ganha compartilhamento online a partir desta terça (23), às 19h30, ficando disponível até a quinta-feira (25), no mesmo horário, através do facebook do Cine Teatro Cuiabá. A exibição acontece por meio da Sessão Vitrine.

O documentário é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. Mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil – a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução – e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro.

Presentes nesta narrativa fílmica estão, entre outros cineastas, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Joaquim Pedro de Andrade. Eryk Aruac Gaitán Rocha, o diretor, é filho de Glauber Rocha e Paula Gaitán, ambos cineastas, sendo que Glauber foi um dos principais nomes do Cinema Novo.

No site wikipédia anota o Cinema Novo como um movimento cinematográfico brasileiro, destacado pela sua crítica à desigualdade social que se tornou proeminente no Brasil durante os anos 1960 e 1970. O Cinema Novo se formou em resposta à instabilidade racial e classista no Brasil. 

O documentário em pauta tem uma pegada poética e deve abrir a cabeça do público, expandindo os conceitos e propostas desse movimento que ainda dá muito o que falar.  

Sessão Vitrine

A Temporada de Filmes Sessão Vitrine é realizada pelo Cine Teatro Cuiabá e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT) e conta com apoio do Cineclube Coxiponés (PROCEV/UFMT), Rede Cineclubista de Mato Grosso e MTCINE. A programação é resultante de parceria de mais de quatro anos com a Vitrine Filmes, importante distribuidora de filmes brasileiros e estrangeiros com apelo autoral e independente. (*com informações de vários sites)

cinema novo

 

 

SERVIÇO

O QUE: compartilhamento online do documentário "Cinema Novo"
ONDE: facebook do Cine Teatro
LINK: http://facebook.com/cineteatrocuiaba 
QUANDO: de terça (23) a quinta-feira (25), até às 19h30
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

 

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet