PUBLICAÇÃO ALTERNATIVA

“Papel”, de Everton Almeida



everton miolo

 

"Papel", de Everton Almeida. Livro que foi lançado em dezembro de 2020 e está disponível para aquisição física e também gratuitamente, na internet. Poesia é a literatura de "Papel", que se materializou através da "Curupira Cartonera", um projeto da UNEMAT de Tangará da Serra, que publica livros de forma alternativa: com papelão! 

Everton Almeida é escritor, músico e professor de literatura na UNEMAT em Tangará da Serra. Ganhou o Prêmio Mato Grosso de Literatura em 2015, na categoria revelação, com o livro "Norte".

A ideia para o livro "Papel" surgiu justamente por causa do formato da cartonera, que trabalha com material alternativo/reciclado. Assim, o tema “papel” permitiu ao autor escrever poemas que tocassem questões que julga importantes para a sociedade atual, como a sustentabilidade, ou a supremacia jurídica da palavra escrita sobre a falada.

everton almeida capa

Everton foi um dos vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura em 2015

O livro também traz poemas que mostram o uso humano e lúdico do papel, como cartas de amor ou brincadeiras infantis. Como reflexão mais profunda, o livro propõe o leitor a pensar nas relações, ora problemáticas, ora produtivas, entre escrita e oralidade e os contextos aos quais elas remetem.

A obra pode ser adquirido, através da Curupira Cartonera (contatos no facebook) em seu formato usual, com capa de papelão. Mas, em tempos de pandemia, a editora também disponibilizou gratuitamente seus livros para leitura on-line, usando a plataforma isuu.

Mais sobre "Papel"

Vídeo do lançamento do livro: https://fb.watch/373_Q6mUo0/
Leia "Papel" on-line: https://issuu.com/curupiracartonera/docs/papel_everton
Leia uma resenha sobre o livro: https://periodicos.unemat.br/index.php/moinhos/article/view/5180

 

(*com assessoria)

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet