GRUPO PENUMBRA

Desde 2018 "assombrando" o teatro de MT



francisco alves

penumbra

Jair Junior, Julio Rocha e Juliana Graziela: os atores

Criado em Cuiabá em 2018, o Grupo Penumbra é o único a atuar de forma incisiva no Teatro de Sombras em Mato Grosso. Apesar do pouco tempo de estrada, já se consolidou como referência no Estado. Se desdobra atualmente para aplicar qualidades criativas em sua agenda 2021, com total envolvimento de seus três integrantes: Juliana Graziela, Jair Júnior e Julio Rocha. Um trio cuiabano que o tyrannus espera, ainda vai dar muito trabalho para o site. 

Antes de entrar na programação deste ano já confirmada para o Penumbra, vale relembrar o ano passado que, apesar dos pesares, foi um ano cheio para o Penumbra. "Em 2020, mesmo com a pandemia, o ano foi produtivo e com várias experiências para vida", ressalta Juliana. 

2020

Ela registra apresentações realizadas no ano passado com a peça "A Vila de Pantolux", no Itaú Cultural em SP; e no Hotel Sesc Porto Cercado e Sesc Poconé, com a peça Sombreando Lendas no Sesc Rondonópolis e Sesc Arsenal; e também um workshop sobre teatro de sombra em uma escola.  

penumbra

O grupo é uma referência no teatro de sombras em MT

Além disso, no mesmo ano, o grupo ministrou duas oficinas onlines, uma pelo curso de extensão online da MT Escola de Teatro/UNEMAT, chamada “Experiências Compartilhadas de Teatro de Sombras com o Grupo Penumbra”, e outra, “ Contando Histórias na Sombra com o Grupo Penumbra”, para professores, contemplada pelo edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-Grossense, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Mato Grosso (Secel/MT). 

"Ainda como parte desse edital, realizamos a transmissão da gravação da peça Sombreando Lendas, no qual contamos com o apoio do Cine Teatro Cuiabá/Cena Onze, disponível com intérprete de libras e uma live sobre a peça", ressaltou Juliana. 

O Penumbra participou também da programação online do 2º Encontro Poéticas do Inanimado , com um super bate papo que íntegrou a Jornada II, experiências artísticas do teatro de animação na pandemia e uma live apresentando uma cena da peça Sombreando Lendas no Ispia O Festival Online.

Ainda no mesmo ano, a diretora do Grupo Penumbra, Juliana Graziela, foi  agraciada como membro da Associação de Teatro de Sombras de Macau (China); Ministrou uma oficina online de teatro de sombra, pelo curso de extensão online da MT Escola de Teatro/UNEMAT, com participantes de diversos lugares do Brasil, culminando em uma mostra virtual e ao vivo, pelo canal do YouTube do Grupo Penumbra.

2021

Em fevereiro de 2021 o Grupo foi convidado a participar do projeto "A Arte Que Nos Toca", que vai acontecer em Canela (RS). É uma iniciativa da  Produção Cultural Daiene Cliquet ARTES, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 e financiado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Sedac, que será desenvolvido em 5 cidades da região da Serra Gaúcha. 

O projeto tem seu foco em linguagens em teatro de bonecos de fantoches, sombras, mamulengo, boneca de pano, boneco de luva, manipulação direta, mímica, clown, contação de histórias e uma mostra de teatro lambe lambe. Nesse projeto, todos os protocolos de prevenção ao COVID 19 estarão sendo aplicados. "Vamos apresentar o espetáculo Sombreando lendas em Canela/RS no dia 15 de fevereiro de 2021. Ficamos muito contentes e honrados", frisa Juliana.

julio rocha

penumbra

"Sombreando Lendas" vai percorrer municípios de MT

O Penumbra está fechando para brevemente uma apresentação do espetáculo "Sombreando Lendas", no Sesc Arsenal, instituição que tem sido  parceira do grupo desde a sua criação. Nas redes sociais do Penumbra (confira abaixo), é possível acompanhar as datas e horários das atividades programadas do Penumbra.

Também para 2021, o projeto "Sombreando Lendas", através do Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT), por meio da Lei Aldir Blanc, fará apresentações da peça e workshops na linguagem do teatro de sombras nas cidades mato-grossenses  Conquista D'Oeste, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. 

Estão disponíveis nas redes redes sociais do grupo algumas lives sobre teatro de sombras. Nos registros constam papos e demonstrações de sombristas e grupos, do Brasil e de outros Países, uma grande e importante rede dos fazedores e pesquisadores da linguagem. "Cabe falar também que essa lives estão sendo transcritas por um grupo de professores e estudantes da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), por considerarem um rico material de estudo e mapeamento sobre o teatro de sombras", enfatiza Juliana.

juliana graziela

penumbra

"A Vila de Pantolux", no Itaú Cultural São Paulo (2020)

Os integrantes do Penumbra

O Grupo Penumbra (MT) teve sua formação no Projeto de Teatro de Formas Animadas 2018, do Sesc Arsenal. Nesse evento, Juliana Graziela foi convidada, na qualidade de artista residente, a realizar pesquisa numa das vertentes do Teatro de Animação. E ela escolheu a linguagem do Teatro de Sombras. 

Juliana Graziela é diretora, bonequeira, performer, sombrista, contadora de histórias, produtora cultural, artista cientista, professora de teatro, professora de Física e Monitora no Projeto MT Ciências. Formada em Física Licenciatura Plena pela UFMT, em 2013 e técnica em Controle Ambiental pela UNIC, em 2015. Atuou nos grupos Teatro de Brinquedo (MT) e Atuante no Grupo Tibanaré (MT). Em 2018 formou-se no Curso Superior de Tecnologia em Teatro, com ênfase em Direção Teatral, pela MT Escola de Teatro/UNEMAT. 

Jair Júnior é músico cênico. É formado no curso Tecnológico de Teatro com Ênfase em sonoplastia pela MT Escola de Teatro/UNEMAT. Pela MT Escola trabalhou em espetáculos como "Arte Barata", “Pacto de Sangue”, "Diáspora", "Portas", “Cabaré AhBerrAção”, entre outras. Já elaborou trilhas sonoras para vários espetáculos. Também participa do Grupo Variações, no espetáculo "Senti", que trabalha com dança contemporânea.

Julio Rocha acumula experiências como ator, iluminador, produtor e piloto. Formado em pilotagem profissional de aeronaves pela SKYBLUE. Atuou na equipe de produção do Festival Satyrianas de 2017 e 2018 em São Paulo e como produtor de eventos desde 2010 (MT). Desde 2005 atua como iluminador de eventos e teatros no Brasil. Já participou de projetos de encenação na área de atuação em teatros, filmes e propagandas. Em 2018 formou-se no Curso Superior de Tecnologia em Teatro, com ênfase em Iluminação, pela MT Escola de Teatro/UNEMAT. 

 

 

REDES SOCIAIS

Facebook:https://www.facebook.com/grupopenumbra/

Instagram:@grupopenumbra

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPtXIBD_uQLt2WMsc8YoqHQ

 

 

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet