LIVRO/LANÇAMENTO

"Água não tem galho"



água miolo

A pintura da capa do livro é do artista Thiago Iusso Sinohara. O lançamento será virtual (dia 11, 19h), quando vai ocorrer uma conversa com os autores no youtube da Carlini & Caniato

O cheiro do pequi nas ruas do Centro, a Igreja do Bom Despacho sobressaindo aos semáforos, as mulheres que caminham ao lado do aço de Maria Taquara. Uma cidade não é só pedra, mas todo o imaterial que também a levanta. Olhando para a cidade onde vivem, cinco autores escrevem “Água não tem galho”. O livro, que será lançado no próximo dia 11 de dezembro, reúne contos ambientados em Cuiabá.

Aldi Nestor, Andreza Pereira, Loreci Demeneghi, Rose dos Anjos e Santiago Santos juntam diferentes narrativas do lugar em que moram, onde alguns deles nasceram, para onde outros vieram, do Nordeste, do Sul do Brasil. É uma junção também de estilos de escrita, de experiências do urbano e de uma cultura regional que não é pura ou imóvel.

aldi

 

Os cinquenta contos, dez de cada autor, têm em comum o espaço: todos se passam em Cuiabá. Essa referência é feita de diferentes formas nos textos, explícita em uns, simbólica em outros, conforme a conotação da cidade em cada história. Assim, num conto que apresenta o sapateiro Belarmino, cujo comércio é cada vez mais comprimido pelas transformações econômicas, a rua Galdino Pimentel aparece clara em sua geografia. Em outro conto, em que uma menina estranha a tristeza do pai recluso no escuro do seu quarto, Cuiabá é apenas “a cidade do sol”.

Santiago Santos, um dos escritores, comenta que o livro é um exercício, uma “tentativa literária” de contar o lugar, “uma situação estranhamente desconfortável, porque a primeira coisa que se torna visível é não o que escolhemos ilustrar, mas a enormidade de coisas que acaba ficando de fora”. Conta que havia a preocupação de buscar os elementos cotidianos, visuais, sensíveis da cidade sem resvalar para o clichê. Na inevitável apreensão inacabada do espaço, “Cuiabás que são próximas de cada um dos cinco autores foram habitadas por suas personagens, formando um quebra-cabeça subjetivo”. 

andreza

 

Para que esse retrato imaginado fosse menos incompleto, ele buscou contribuir com a sua carga enquanto leitor e autor: “Às vezes faltava humor, às vezes um tipo específico de vivência, às vezes a narrativa de uma idade específica. Dada a minha ligação com os quadrinhos e a fantasia especulativa, o livro não seria tão meu se não tivesse um personagem como Jourrúbio, um autêntico super-herói cuiabano movido a farofa de banana. É uma Cuiabá única, porque é a nossa Cuiabá”.

loreci

 

Andreza Pereira percebeu na diversidade dos contos produzidos como o elemento espaço pode se ressignificar nas narrativas. “O modo como a cidade chega aos seus habitantes é muito complexo, está visível nos trajetos cotidianos, mas também no nosso vocabulário. Tentar transpor essa amplitude para a escrita resultou num livro tematicamente fluido, muito plural”.

Os textos foram ordenados conforme a idade de seus protagonistas, ilustrando a passagem da vida na (e da) cidade. A obra integra os projetos culturais selecionados e financiados pelo edital de 2019 da Prefeitura Municipal em valorização aos 300 anos de Cuiabá.

rose

 

Coletivo literário

Os autores se conheceram em oficinas de escrita literária na cidade e continuaram se reunindo para escrever. O livro é um resultado desse encontro e desse exercício. Com seus textos, participam de “Água não tem galho” também o autor Aclyse de Mattos, que escreve o prefácio, a livreira Marília Bonna, autora da quarta capa, e Thiago Iusso Sinohara, autor da pintura da capa – uma aquarela da Avenida Isaac Póvoas.

Conversa com os autores

O lançamento ocorre às 19h, por meio de uma conversa com os autores, mediada pela professora do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso Lívia Bertges. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube da editora Carlini e Caniato. O livro já pode ser comprado pelo site da editora (link abaixo) ou diretamente com os autores pelo preço promocional de lançamento de 30 reais. (*com assessoria)

santiago

 


SERVIÇO

O QUE: lançamento do livro de contos "Água não tem galho"
AUTORES: Aldi Nestor, Andreza Pereira, Loreci Demeneghi, Rose dos Anjos e Santiago Santos
EDITORA: Carlini & Caniato Editorial 
QUANDO: 11 de dezembro, 19 horas
ONDE: Canal do youtube da Carlini & Caniato
AQUISIÇÃO: pelo site https://loja.tantatinta.com.br/produto/agua-nao-tem-galho/

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet