CURTAS

Na internet até final de outubro



falchetti

Fernando Gava e Joilson Costa em imagem do curta "Sete palmos acima", de Maurício Falchetti

Sete curtas do realizador audiovisual Maurício Falchetti são atração dessa semana na Edição Especial da Temporada de Filmes do Cine Teatro Cuiabá, ação organizada em substituição à programação presencial do Cine Teatro Cuiabá cancelada em atenção às medidas de contenção e prevenção à covid-19. 

Enquanto durarem as medidas de distanciamento social, a Temporada de Filmes Online difunde conteúdos audiovisuais independentes, com ênfase na produção realizada em Mato Grosso, através das redes sociais do Cine Teatro Cuiabá e do Cineclube Coxiponés da UFMT. O compartilhamento de novos filmes acontece sempre a partir das 19h30 das terças-feiras. 

A partir das 19h30 dessa terça, 15 de setembro (e até o final de outubro), serão compartilhados os curtas “Dona Francisca” (2008, 2'), “Sete palmos acima” (2008, 12'), “ Retratos” (2010, 3'), “Rainha de Copas” (2010, 7'), “Tiros em Colorbine” (2010, 6'), “Colapso Narciso” (2010, 17') e “Manual do Aristeu: Minha época de escola” (Maurício Falchetti & Jhonatas Couto, 2020, 1'). 

Dois episódios da série Cine Comentário Sonoro com Maurício Falchetti serão publicados no final de semana: um no sábado (19/9, às 18h), sobre “Sete palmos acima”; outro no domingo (20/9, às 18h), sobre “Tiros em Colorbine”. 

A ação envolve parceria entre realizador, Cine Teatro Cuiabá, Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e integra a programação de aquecimento para a MAUAL 2020 – 19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina -, que acontece entre 28 de setembro e 02 de outubro de 2020 no Canal do YouTube do Cineclube Coxiponés da UFMT. Falchetti exibiu e teve curtas premiados na Mostra em diferentes edições.

falchetti

Fernando Gava em imagem do curta "Retratos", de Maurício Falchetti

A Temporada de Filmes Online integra a Programação Cultural Online da Quarentena do Cine Teatro Cuiabá, que semanalmente compartilha, pela internet, conteúdos culturais diversos, com atrações diárias. Para acessar os filmes e saber mais sobre o restante da programação, acesse facebook.com/cineteatrocuiaba (Link publicações) ou https://wp.me/pbQLhj-A7

Sobre Maurício Falchetti

Nascido em Sinop-MT, Falchetti fez os primeiros trabalhos audiovisuais na adolescência,  de forma autodidata, incluindo animações em stop motion como “O menino e a pipa”. Na UFMT, cursou Comunicação Social com habilitação em Radialismo e o Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea. Durante esse período em que esteve na UFMT, Falchetti produziu diversos curtas independentes com baixíssimo orçamento e muita criatividade. 

Diferentes espaços da universidade e entorno serviram de locações para os curtas do realizador, que desenvolveu uma estética de equipe calcada no trabalho colaborativo entre amigos e colegas de  universidade. Vários desses curtas foram exibidos e premiados na Mostra do Cineclube Coxiponés (entre os premiados estão “Sete palmos acima”, “Rainha de Copas”, “Tiros em Colorbine” e “Colapso Narciso”). 

falchetti

Francisco Krauss interpreta múltiplos em "Colapso Narciso", de Maurício Falchetti. Roteiro de Felippy Damian foi premiado na MAUAL 2010

Depois desse período na UFMT Falchetti mudou-se para Londrina-PR, onde tem sua atual base de trabalho audiovisual, roteirizando e dirigindo clipes musicais para a produtora SuperClose Filmes. O espírito irreverente dos anos de universidade mantém-se em projetos como “Manual do Aristeu”, canal do YouTube desenvolvido de forma independente com Jhonatas Couto e Aristeu Gambaroto. 

Sobre os curtas compartilhados

Dona Francisca (Maurício Falchetti, 2008, 2').
Sinopse: Uma velha história, conhecida por todos, mas com  um final diferente. Com Fernando Gava e Suzana Baltar.

Sete palmos acima (Maurício Falchetti, 2008, 12'). 
Sinopse: Em uma cidade infestada de zumbis, dois sobreviventes enfrentam hordas de mortos vivos para salvar o filho de um deles. Com Joilson Costa, Fernando Gava e grande elenco de zumbis. Curta premiado na 8ª Mostra do Cineclube Coxiponés, em 2009. 

Retratos (Maurício Falchetti, 2010, 3').
Sinopse: Jovem emoldura na memória passagens felizes de um cotidiano atravessado por notícias tristes. Com Fernando Gava. 

Rainha de Copas (Maurício Falchetti, 2010, 7'). 
Sinopse:  A Rainha de Copas está desaparecida. O que o Rei e as outras cartas farão para encontrá-la? Animação em stop motion com cartas de baralho. Curta recebeu o prêmio de Melhor Animação na 9ª Mostra do Cineclube Coxiponés, em 2010.

falchetti

O realizador audiovisual Maurício Falchetti em foto de Cesar Segundinho

Tiros em Colorbine (Maurício Falchetti, 2010, 6').
Sinopse: Um tiroteio de  armas de lápis de cor em um mundo preto e branco. Com Carlos Blau e William Monteiro. O curta foi premiado pelo Júri Popular na 9ª Mostra do Cineclube Coxiponés, em 2010. 

Colapso Narciso (Maurício Falchetti, 2010, 17').
Sinopse: Raul Narciso acredita que todos os dias de sua vida são iguais. Essa rotina monótona sofre um abalo quando ele se depara com o conteúdo de um embrulho misterioso. Com Francisco Krauss e Caio Mattoso. Produção do Coletivo Cellula Núcleo. O roteiro de Felippy Damian foi premiado na 9º Mostra do Cineclube Coxiponés, em 2010.

Manual do Aristeu: Minha época de escola (Maurício Falchetti, 2020, 1'). 
Sinopse: Seu Aristeu pondera sobre o presente enquanto reflete sobre os obstáculos e adversidades que precisava superar em seus tempos de escola.  Episódio integra série “Manual do Aristeu”. Saiba mais sobre o personagem no instagram.com/manualdoaristeu e no facebook.com/seuaristeu

Cine Comentário Sonoro sobre Sete palmos acima e Tiros em Colorbine 

Para complementar a difusão online dos curtas de Maurício Falchetti serão publicados dois episódios da série Cine Comentário Sonoro: no sábado, 19 de setembro, às 18h, o realizador conta histórias sobre a produção de “Sete palmos acima”, curta com Joilson Costa e Fernando Gava, premiado na 8ª Mostra do Cineclube Coxiponés, em 2009; no domingo, 20 de setembro, às 18h, as memórias envolvem bastidores de “Tiros em Colorbine”, curta com Carlos Blau e William Monteiro, premiado pelo Júri Popular na 9ª Mostra do Cineclube Coxiponés, em 2010. Na série “Cine Comentário Sonoro”, realizador@s relembram histórias associadas à produção de seus filmes, através de uma faixa de comentário sonoro integrada aos curtas. A série é uma parceria entre realizador@s, o Cineclube Coxiponés da UFMT e a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT). Todos os episódios estão disponíveis no canal do YouTube do Cineclube Coxiponés. (*com assessoria)

falchetti

Aristeu Gambaroto esbanja irreverência na série de conteúdos para o YouTube "Manual do Aristeu", idealizado e dirigido em parceria com Maurício Falchetti & Jhonatas Couto

 

SERVIÇO

O QUE: Temporada de Filmes Online com curtas de Maurício Falchetti
QUANDO: de terça-feira (15/09) até final de outubro 
ONDE: facebook.com/cineteatrocuiaba (Link Publicações).
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: nas informações sobre os curtas
MAIS INFORMAÇÕES: pelo email: pautacineteatrocuiaba@gmail.com
CURTAS DISPONÍVEIS: link: https://wp.me/pbQLhj-A7

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet