LIVE/LANÇAMENTO

"Ixpia O Festival", segunda edição



Jhon Douglas

ixpia

 

Primeiro festival de lives de Mato Grosso, "Ixpia O Festival", estreou em abril de 2020, como resultado de um trabalho colaborativo. A iniciativa surgiu de uma simples conversa entre os compositores Rauni Vilasboas e André Coruja; um breve encontro virtual que serviu de impulso para a soma de outras tantas vozes.

Agora, o evento online chega à sua 2ª edição, que terá início no dia 7 de setembro e se estende por todo o mês de setembro, com diversificadas atrações. Mas já neste domingo (30), acontece uma live de lançamento do segundo Ixpia, a partir das 16h, no instagram @ixpiaofestival.

Contexto

O ano de 2020 entrará para a história pela irrupção da pandemia do novo coronavírus. E ela não acabou. Mato Grosso chegou a estar no epicentro de infecções pela covid-19 no Brasil e novas incertezas impactaram o cotidiano. Por outro lado, a vivência do isolamento que, paradoxalmente, exige coletividade, acelerou experimentações de novas formas de sustentabilidade.

ixpia

"O Ixpia agrega, compartilha, dá aconchego" (Vera Capilé)

Esse período difícil para trabalhadores da Cultura obrigou toda uma cadeia produtiva, essencialmente criativa, a novamente se reinventar, ainda que momentaneamente. Do desejo de replicar, com artistas de Mato Grosso, natos ou “paus-rodados”, e os modelos empregados em festivais de transmissão ao vivo (lives), resultaram no "Ixpia O Festival", que nasceu como o primeiro festival do estado no formato. 

Nas últimas décadas, a forma de se consumir música vem sendo formatada pelos avanços tecnológicos e acesso à internet. Dependendo do contexto socioeconômico, as novas gerações já nascem expostas a esse funcionamento. Para artistas, há um processo de transição e aprendizagem no uso de novas ferramentas para estudo, divulgação e venda de seus produtos e força de trabalho.

ixpia

André Coruja, criador e organizador

Num momento em que assistimos à flexibilização das medidas de isolamento social, com novos decretos estaduais e municipais que autorizam a retomada de atividades, o "Ixpia..." vem reafirmar um espaço para esse momento de readaptação, ainda que com a esperança de que, em breve, possamos nos encontrar presencialmente.

A novidade é que, nesta segunda edição, o festival deixa de ser apenas musical e se abre para variadas expressões artísticas, acreditando na arte, na cultura e no conhecimento, como formas de viver e resistir ao negacionismo científico adotado pelo governo brasileiro e parte da sociedade.

Ixpia o Festival – 2ª edição

A segunda edição do Ixpia O Festival será lançada no próximo domingo (30), em uma live no perfil do evento (@ixpiaofestival), comandada pelos comunicadores Dewis Caldas, jornalista e músico maranhense que atuou por dez anos em Mato Grosso, e a cuiabana Aline Rarara, catalisadora de sonhos e potências alheias. Eles irão anunciar as atrações do evento e relembrar momentos marcantes da primeira edição, realizada entre abril e maio. Mas não se trata apenas de saudar o passado, e sim de vislumbrar o futuro, já que, à ocasião, os organizadores prometem uma surpresa para público e artistas.

anne martins

ixpia

Rauni Vilasboas, criador e organizador

Ixpia O Festival – 2ª edição ocorre na rede social Instagram, com duração de 28 dias, entre 7 de setembro e 4 de outubro. A programação conta com performances musicais, teatrais, de pintura, fotografia, cinema, literatura e suas interlocuções e hibridismos, além de conversas sobre produção cultural, direitos autorais e marketing, entre outros assuntos. Esse encontro de formas de expressão marca um lugar das Artes – vinculadas por um lugar geográfico – em coexistência, sem delimitação em formas artísticas engessadas. Ixpia O Festival é lugar de diversidade.

As apresentações ocorrem, uma a uma, nos perfis de cada artista participante, coordenadas pelo @ixpiaofestival. Na sequência, em uma transmissão ao vivo no mesmo perfil, o apresentador do dia entrevista os artistas que se apresentaram ao longo da tarde, repercutindo os shows e as reações do público.

Uma das inovações do Ixpia O Festival é a parceria com três rádios matogrossenses. Continua o apoio da Rádio Assembleia 89.5 FM, que transmitirá parte da programação. A rádio Capital FM 101.9, de Cuiabá, por sua vez, soma com um programa dedicado a canções dos participantes, sempre aos domingos, às 11h, com produção e apresentação de Raul Fortes. Por fim, a novíssima Ixpia Rádio Unemat, online e idealizada pelo compositor e professor Lescano, é mais uma parceira na difusão dos trabalhos dos artistas.

Vale lembrar, a iniciativa do Ixpia O Festival é totalmente independente e colaborativa, construída a custo zero. Seu principal objetivo é disseminar a ideia de que “juntos somos mais fortes”, comumente teorizada, mas muitas vezes deixada de lado na prática. Os organizadores acreditam ainda que o movimento nas redes, além de beneficiar individualmente os artistas participantes – com a contrapartida de engajamento –  alimenta uma cadeia criativa que parte do local, estimulando todo seu entorno.

O festival repercute nas Hashtags #ficanaxacasa e #ixpiaofestival.

ixpia

"Ixpia O Festival nos conecta" (Cristopher Chaves)

Ficha técnica

Nesta segunda edição o festival traz em sua ficha técnica André Coruja (texto), Maria Clara Cabral e Rauni Vilasboas (revisão), Jhon Douglas (identidade visual), Silvano Junior (design e vídeos), mais André Coruja e Rauni Vilasboas (organização). Contatos com os organizadores podem ser feitos através dos celulares  65 999928160 (André) e 65 996021357 (Rauni), ou através do email ixpiaofestival@gmail.com. 

Depoimentos sobre o Ixpia

“O Ixpia agrega, compartilha, dá aconchego” (Vera Capilé, compositora e cantora de Cuiabá)

“Um festival que abre portas” (Jheine Lima, cantora de São José dos Quatro Marcos)

“Ixpia O Festival nos conecta” (Cristopher Chaves, compositor e cantor de Nortelândia)

"Ixpia O Festival, um encontro de música e amor" (Josi Crispim, violonista, professora e Conselheira de Cultura de Cuiabá)

“O 1º Ixpia O Festival foi uma grande surpresa, um sopro de esperança no início da pandemia e uma oportunidade ímpar para (re) conhecer os múltiplos talentos de artistas de Mato Grosso, radicados aqui, em outros estados e até países. Que venha o 2º Ixpia O Festival!” (Martha Baptista, jornalista e cantora de Cáceres/Cuiabá). (*com tyrannus)


SERVIÇO

O QUE: live de lançamento do 2º Ixpia o Festival
QUANDO: domingo (30/08), 16h (MT)
ONDE: no instagram @ixpiaofestival
INFORMAÇÕES: 999928160 ou 996021357

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet