LANÇAMENTO

Publicações virtuais com artes e literatura



ebook

 

O projeto "Dias de Reclusão" apresenta seu resultado ao público mundial neste domingo (16), com lançamento virtual em vários países. Consiste em duas publicações que reúnem obras de arte visuais e textos literários de artistas e escritores de vários lugares do mundo, com o intuito de arrecadar  renda para famílias e instituições que necessitam de recursos.

No Brasil acontece  às 8h (DF). O lançamento acontece em link reproduzido no serviço deste texto, ao final da matéria.

O e-book da coletânea de imagens tem 228 obras de artes visuais, com diferentes técnicas e suportes de artistas de vários países do mundo. A antologia traz 118 textos literários, de escritores de diferentes línguas.  Três poetas de Mato Grosso estão na antologia: Janete Manacá e Diná Vicente, de Cuiabá; e Jéssica Cocato, de Nova Xavantina.

70 % da renda das vendas da publicação digital será revertida à famílias em situação de vulnerabilidade social, através de três instituições que receberão este recurso para executar tais ações. A Instituição Pastos Verdes em Moçambique, na África, receberá 30%; o Instituto Janeraka, para preservação da cultura indígena da etnia Awaete Assurini, do Xingu (Brasil), receberá 30%; e o Instituto o Bem Nunca Para (Vila Velha, ES), receberá 10%.

O objetivo do projeto foi criar um inventário artístico e coletivo sobre o período da pandemia. Idealizado e coordenado pela artista visual e curadora Maria Vieira de Souza, residente em Sorocaba (SP). A iniciativa mobilizou artistas de quatro continentes e contou com a colaboração da brasileira Edimara Condé Arouca, que vive na Alemanha; Ruben Zacarias, de Moçambique; Laís Kaori e Go Kawana, do Japão, que voluntariamente atuaram como “líderes continentais”, convidando as pessoas e pré-selecionando os trabalhos. 

janete

Janete Manacá é autora de vários livros de poesia

Na reta final do período de divulgação, para receber as obras, outros voluntários surgiram por se interessarem pelo projeto, como Rejane Melo de Manaus; Marisa Pedrosa, de Portugal; Denise da Cruz de Liechtenstein; e Angela Cardoso da Bélgica.

Colaboraram também com o projeto, que poderá ter futuramente, edição impressa, Janete Manacá e Ana Maria Reis com a divulgação; André Franco, Flávia Volpi, Matheus Lobo, com a tradução dos documentos em inglês; Elsa Viviana (Colômbia) e Ivana Boero (Argentina), com a tradução em espanhol; Carla Fernandes de Portugal, com a tradução em francês; Edimara, com a tradução em alemão; Kelvin Cluxnei, com a programação digital; Gilda Sabas com a correção; e Rosângela Vig, com a revisão final.

A antologia teve prefácio do autor Ale Abdo; a coletânea teve curadoria do crítico de arte e curador Oscar D’Ambrósio; design de Isabele Nardo; e a revisão geral e capa do artista Andruchak Marcos.  (*com assessoria)

SERVIÇO:

O QUE: lançamento de coletânea com 228 imagens e antologia com 118 textos, no formato e-book
QUANDO: dia 16 de agosto, às 8h (DF)
QUANTO: 60 reais (coletânea) e 30 reais (antologia)
LINKS DO LANÇAMENTO: https://www.facebook.com/groups/1165462073826573/?ref=group_header e https://vieirarte.com/acao-solidaria/
CONTATOS: (015) – 99704 0361, com Maria Vieira

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet