PROGRAMAÇÃO ONLINE

No facebook e youtube do Museu



daniel pereira

Daniel Vitor Pereira, na quinta-feira

O Museu de Arte Sacra de Mato vem desenvolvendo atividades pelas redes sociais desde que fechou suas portas para a visitação, devido a pandemia. Dentre outras atividades, as lives semanais ganham lugar de destaque por trazer à população debates sobre uma diversidade de temas relevantes, além de dar continuidade às ações educativas que eram realizadas pelo museu presencialmente.

Os temas são escolhidos considerando sua pertinência social, educativa e, sobretudo, são orientados pelos princípios que norteiam a missão institucional do museu, preservar, divulgar e transmitir a memória (...). Outros aspectos são considerados ainda para a escolha desses temas, como o respeito a diversidade, a divulgação dos patrimônios, ambiental, material, imaterial, além de refletir temas da atualidade que são importantes para o conjunto da sociedade; consideramos ainda o calendário comemorativo local e nacional.   

A programação acontece de quinta-feira (13) a sábado (15) e é transmitida, simultaneamente, pelo Instagram, Facebook (@museudeartesacramt) e Youtube (Museu de Arte Sacra) do Museu. Sempre a partir das 19h.

Os temas das lives desta semana foram escolhidos em função do dia 12 de agosto, data em que se comemora o dia internacional da juventude. Foram convidadas pessoas que atuam em instituições que representam essa parcela tão importante da atuação e também pesquisadores que irão refletir a situação atual da juventude em meio a pandemia. Na pauta, ainda, discussões sobre democracia e direitos e o papel da juventude e também juventude e patrimônio, ou sobre o direito do jovem a cidade.

Quinta-feira (13)

Tema: Juventude e pandemia.

O convidado é Daniel Vitor Pereira. Ele vai falar sobre a situação atual da juventude mato-grossense em meio a pandemia, e dos reflexos nas áreas  de educação, cultura, espaços de vivências. Também vai trazer informações sobre as ações que o CONJUV MT vem desenvolvendo para amenizar os sofrimentos causados pelo cenário atual.

Daniel Vitor Pereira é estudante de biologia pela UFMT, Presidente do conselho Estadual da juventude, Presidente estadual da união da juventude socialista, Diretor de Juventude da UNEGRO-MT, conselheiro estadual de educação.

joyce

Joyce Louback , na sexta-feira

Sexta-feira (14)

Tema: Juventudes e patrimônio cultural: uma discussão a partir do grafismo urbano.

Joyce Louback é a convidada. Na apresentação, será abordado de que modo as juventudes, a partir da prática do grafismo urbano, assumem o protagonismo na discussão sobre o direito à cidade, além de colocarem em disputa as noções de patrimônio cultural. Conversaremos, ainda, sobre como o Estado dialoga com a escrita urbana, a partir das tensões provocadas por uma prática ora considerada "legítima", ora "clandestina".

Joyce Louback  é Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFJF. Doutora em sociologia pelo IESP-UERJ, onde também fez o mestrado. É professora substituta da Faculdade de educação da UFRJ e pós-doutoranda em educação no PROPED-UERJ.

Sábado (15)

Tema: Juventude e democracia.

 O convidado é Pedro Henrique Ferreira Marques. Na live, a situação do Estado Democrático de Direito, que  vem sofrendo ataques, ocasionando um enfraquecimento nas instituições democráticas. Somente com uma juventude atenta à necessidade de se defender a Constituição e a Democracia é que a nossa nação caminhará rumo ao progresso. Uma sociedade engajada na luta pela democracia avança no sentido oposto ao totalitarismo e à desigualdade social.

Pedro Henrique Ferreira Marques, advogado, professor, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MT, Pós-graduando em Direito Penal Econômico pela PUC/MG. Membro-relator do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT. Membro da Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios da OAB/MT. Especialista em Direito Processual Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. 

Exibição de vídeos

Além das lives o Museu de Arte Sacra também exibe dois quadros semanais no formato vídeo. Na quinta (13) tem "Você Sabia?", que destaca peças do Museu. Já no domingo é exibido o quadro "Conto da minha cidade", onde as pessoas relatam um pouco da memória do local onde vivem. (*com assessoria)

pedro

Pedro Henrique Ferreira Marques, no sábado

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet