JOSI CRISPIM

Pelo setor da música em Cuiabá



“Acredito muito no poder das ações coletivas e sempre fui muito coletiva. E é por conta dessa consciência da força das ações coletivas que eu valorizo a forma como está sendo construída esta campanha. Com a participação dos músicos, musicistas e todas as pessoas que compõem a cadeia produtiva da cena cuiabana. Para isso eu disse na minha crisma: Eis-me aqui, comunidade!”.

É assim que a cantora, compositora e instrumentista Josi Crispim inicia sua apresentação como candidata a conselheira municipal de cultura, para representar o setor da música de Cuiabá. “É com grande alegria que hoje eu me apresento a vocês como candidata a conselheira municipal de Cultura. E quero agradecer de coração de estar vivendo este momento rodeada de amigos e acompanhada dos amigos dos amigos”, afirma ela em uma das live que vem fazendo com amigos e colegas das artes e cultura cuiabanas.

josi

Cantora, compositora e instrumentista quer ser representante do setor da música em Cuiabá

Josi Crispim explica que, ao longo da sua trajetória como artista e cidadã já recebeu vários convites para candidaturas. Muita gente quis que ela se candidatasse a vereadora. “Mas sempre recusei por gostar mais da parte dos bastidores de fazer o corre, as articulações, a organização. Estar a frente do processo nunca foi assim uma vontade minha, mas nunca fugi a luta quando se fez necessário”, pontua.

A nossa querida artista afirma existir duas palavras importantes que resumem a razão da sua candidatura ao Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá: Voz e Participação. “Eu quero garantir Voz e garantir a Participação à classe musical junto ao Conselho Municipal de Cultura. Inclusive é importante dizer que, caso eu seja eleita, será necessário criarmos um canal de comunicação para que eu saiba qual é o consenso da classe em torno das demandas, para que eu possa votar respaldada nos interesses da classe. Por que eu espero ser uma representante de fato, tendo a participação direta das pessoas da minha classe durante o meu mandato”, expõe Josi.

Quem é Josi Crispim

É violonista profissional, graduada em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2011. Em 2005, tornou-se a primeira mulher a tocar viola-de-cocho profissionalmente ao compor o naipe do instrumento na Orquestra Sinfônica do Estado de Mato Grosso, voltando a se apresentar com a Orquestra, a convite do Maestro Leandro Carvalho, no Teatro Ibirapuera (SP), na comemoração dos 10 anos da Orquestra, em 2015. Nos anos 2000, compôs o grupo Novos Chorões, com direção musical de Pio e Ellen Toledo. Em 2003, fundou o grupo Bionne, ao lado da cantora e compositora Estela Ceregatti, convidando mais quatro colegas a formar um sexteto feminino.

Participou de várias edições do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, além de eventos de renome nacional, como o Festival Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Como musicista tocou com artistas locais, como Ebinho Cardoso, Alex Teixeira, Estela Ceregatti, Deize Águena, Abel Del Anjos e com artistas nacionais como Yamandú Costa e Déo Rian.

Josi atua também como professora de violão e de vários outros instrumentos musicais, sendo fundadora da Escola de Música Josi Crispim. Prepara candidatos para o Exame de Habilidades Específicas para o Curso de Música da UFMT; compõe para grupos musicais como a banda Caixa de Brinquedo; integra o naipe de sopranos do Coral do Sesc Arsenal e compõe o Duo de Violão-Bandolim com Moacyr Marcosky.

Atualmente Josi tem contribuído e trabalha na organização de diversos eventos virtuais de música, como a live do Sintep, que ajudou na compra de cestas básicas para os professores interinos, saraus virtuais com amigos da música e da poesia, e lives para ajudar colegas músicos. Nessa atividades ela tem se articulado com artistas de outros estados e de Brasília, como o poeta Nicolas Berh e a cantora e compositora Márcia Tauil. 


*João Negrão é jornalista e colabora com o tyrannus

OBS: o tyrannus, faço questão de frisar, é apoiador de Josi Crispim

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet